Targa: um conceito e um nome originais




Recordando o modelo original, quando a Porsche anuncia uma nova geração.


A Porsche lançou neste mês de Maio a versão Targa da geração 992 do 911. Uma excelente altura para recordar a evolução da inovadora solução apresentada em 1965. Como lembra a própria Porsche, o Targa “não é um descapotável nem um coupé, não é um hard top ou um saloon. É um Targa”.
Desenvolvido por uma equipa liderada por Ferdinand Alexander Porsche, o 911 Targa tem diversas curiosidades na sua origem.
Criado com os olhos principalmente no mercado norte-americano, a Porsche procurou antever o que se anunciava no âmbito das crescentes medidas de segurança impostas pelas autoridades dos Estados Unidos: a proibição de um descapotável puro e duro.
Assim, soluções como o Speedster do 356 pareciam ditadas ao “chumbo” das autoridades norte-americanas.
Daí que os técnicos alemães tenham desenvolvido uma solução que fizesse a integração de um roll bar, o mais discreto possível. Assim nasceu o arco cromado que distingue os Targa.
Mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 1965, apenas em Agosto de 1967 chegou ao mercado. Tinha então, para além do seu arco central distintivo, em aço inoxidável, a particularidade de o vidro traseiro na realidade ser feito em plástico, o que também permitia a sua remoção.
Assim, o utilizador de um dos Targa originais poderia retirar o tecto e o vidro traseiro, ficando com um descapotável com roll bar. Pouco depois, porém, o vidro traseiro do Targa deixou de ser em plástico e passou a ser fixo e aquela opção deixou de ser possível.
Outra das curiosidades sobre o Targa é a origem do seu próprio nome.
Na linha da utilização da denominação Carrera, em homenagem à Carrera Panamericana, Targa provém de outra prova mítica, a Targa Florio.
De tal modo que o modelo esteve para se chamar… Florio.
Todavia, como se pode verificar no video que apresentamos a terminar, Harald Wagner, o então responsável de Vendas da Porsche (de 1954 a 1988), sugeriu que a aproveitar apenas uma palavra da denominação “Targa Florio” a escolha fosse para “Targa”.
Assim aconteceu e assim perdura até hoje.
Em Agosto deste ano chegará ao mercado o modelo agora apresentado.

Foto e video: Porsche AG
Targa: um conceito e um nome originais Targa: um conceito e um nome originais Reviewed by Auto Vintage on 29.5.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.