João Queiroz (1952-2020)



Faleceu um dos “pais” da Regularidade Histórica em Portugal.


Antigo navegador do “Nacional” de Ralis e um dos “pais” da Regularidade Histórica em Portugal, João Queiroz faleceu hoje, vítima de doença.
Navegador “exclusivo” do piloto Henrique Brites, no final dos anos 70, em 1976 disputou o Campeonato de Iniciados Sul, seguindo-se a Promoção, em 1977, ano em que a dupla fez a sua estreia no Rally de Portugal-Vinho do Porto, tendo até ao final do ano ainda disputado, com um Fiat 124 Abarth, com o patrocínio da Yoplait, mais duas provas, o Rali de Castelo Branco e a Volta ao Algarve.
Corrida a temporada de 1978 ainda com o 124 Spider – um automóvel mítico, ex-fábrica e ex-Team Torralta –,  em 1979 e 1980 mudaram para um Ford Escort RS 2000.
Passadas quase duas décadas, João Queiroz surgiu – a maior parte das vezes acompanhado pelas suas filhas – nas provas de Regularidade Histórica, começando a destacar-se como um dos melhores especialistas nacionais.
Somou inúmeras vitórias e participações em ralis internacionais, como o Monte Carlo Historique (no qual alinhou por seis vezes) ou o Costa Brava Historic.
No Rally de Portugal Histórico, alinhou logo na primeira edição, terminando na segunda posição.
Estando sempre disponível para partilhar os seus conhecimentos com os que se queriam iniciar na modalidade – foi monitor de vários cursos de iniciação à Regularidade – nos últimos tempos as suas aparições eram mais esporádicas, surgindo por vezes na super-especial reservada aos Clássicos no âmbito da prova nacional do WRC.
O Automobilismo era a sua paixão, mas a sua actividade profissional – ele que foi co-fundador da empresa de sondagens Aximage – era bastante absorvente.
Uma das suas últimas participações em provas de Regularidade, como que servindo de motivação para os mais novos, foi a participação no Rali de Tomar de 2014, na estreia da Uno Cup.
À sua família, em especial à sua viúva e filhas, a Auto Vintage apresenta as suas mais sentidas condolências.


Fotos de Rui Correia
João Queiroz (1952-2020) João Queiroz (1952-2020) Reviewed by Auto Vintage on 28.5.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.