Gale Halderman o pai "ignorado" do Ford Mustang



Faleceu o último dos elementos da equipa que esteve na origem do mítico modelo norte-americano.

Como em muitas histórias deste mundo, também na origem do Ford Mustang os louros não foram, durante muito tempo, atribuídos a quem o merecia. Gale Halderman (1933-2020) o designer do mítico modelo norte-americano, morreu ontem no Ohio.
Não faltam histórias em que o mérito do trabalho em equipa vai para o "chefe". Durante décadas, quando se falava do Ford Mustang dizia-se que ele tinha sido gerado a partir do desejo de Lee Iacocca (o que é verdade) e que o design tinha sido concebido por John Najjar, no anos 60 o chefe dos "stylists" da Ford.
Ao nome de Najjar foi posteriormente acrescentado o de Philip T. Clarck e o de Joe Oros, também eles dirigentes do Departamento de Design da Ford.
Foi necessário passar algumas décadas até que Gale Halderman (ele que até tinha assinado o desenho original, feito em Julho de 1962) viesse a ser reconhecido como o verdadeiro autor do original desenho do Mustang, consagrado com a sua inclusão no Mustang Hall of Fame.
Halderman – que nos últimos anos se debateu contra um cancro no fígado, que o derrotou aos 87 anos – nunca foi homem de se importar com a falta de reconhecimento.
Jimmy Dinsmore, author do livro  "Mustang by Design: Gale Halderman and the Creation of Ford’s Iconic Pony Car", citado pelo The Classic Cars Journal, descreveu Halderman como "grande como designer e maior ainda como ser humano. Um homem que foi funcionário da Ford durante 40 anos, sempre com um traço: a humildade".
E acrescentou: "Durante largos anos não recebeu o crédito de ser o designer original do Mustang, preferindo deixar que outros recebessem os aplausos".

Ironicamente (ou não) de toda a equipa ligada à criação do Ford Mustang original… Gale Halderman foi último a falecer.
Gale Halderman o pai "ignorado" do Ford Mustang Gale Halderman o pai "ignorado" do Ford Mustang Reviewed by Auto Vintage on 30.4.20 Rating: 5

No comments:

Ad

Powered by Blogger.