A despedida de Nuvolari na estreia da Abarth



Há 70 anos o mítico piloto vencia a classe na Palermo-Monte Pellegrino.

Era segunda-feira de Pascoela. Como sempre, uma semana depois da Targa Florio, ainda na Sicilia, corria-se a rampa Palermo-Monte Pellegrino. E, tal como na clássica, a estreante Scuderia Carlo Abarth inscrevia um Abarth 204A Spyder Sport para o grande Tazio Nuvolari. A jornada terminou com a vitória na respectiva classe, dando início a uma história mítica.
Passaram 70 anos (no dia 10 de Abril) e o nome Abarth chegou aos dias de hoje vivo e sinónimo de velocidade. Mas, então, na Sicilia, teve início o sonho de Carlo Abarth.
O austríaco de nascimento, italiano de alma, Carlo Abarth era amigo de Nuvolari já dos tempos pré-Guerra. Depois do Armistício, em 1947, Abarth era o director desportivo da Cisitalia A falência desta (e a súbita partida para a Argentina do seu fundador, Piero Dusio) fez com que Carlo Abarth ficasse com cinco Cisitalia 204 (dois completos e três por acabar).
Criada a Abarth & C., a 31 de Março de 1949, foi com base num daqueles automóveis que foi construído o primeiro Abarth, o 204 Spyder Sport, com o qual Nuvolari foi inscrito na Targa Florio.
Correu mal a experiência, terminando com a desistência…
Oito dias volvidos, a Scuderia Carlo Abarth apresentou-se à partida da Palermo-Monte Pellegrino. Desta feita a mecânica não cedeu e Nuvolari, quinto da Geral, venceu a sua classe.
Ninguém então imaginava que essa seria a última corrida do grande piloto italiano – em 1950, já com problemas de saúde, viria a falecer em 1953 – e, muito menos, que seria "apenas" a primeira das centenas de vitórias da Abarth.
Sobrevive a memória de Nuvolari, o nome da Abarth (hoje integrada no Grupo FCA) e também o Abarth 204A Spyder Sport, comprado há dois anos, num leilão, por um milhão de dólares.

São apenas 24 segundos, mas veja o vídeo de Nuvolari testando o Abarth 204A Spyder Sport.

A despedida de Nuvolari na estreia da Abarth A despedida de Nuvolari na estreia da Abarth Reviewed by Auto Vintage on 17.4.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.