O dia em que Tucker desafiou os grandes



Norte-americano anunciou o seu automóvel a 30 de Março de 1947.

Então um domingo, o dia 30 de Março de 1947, ficaria na História do Automóvel: o empreendedor Preston Tucker anunciava que iria construir um novo automóvel: o Tucker. Viria, em pequena escala, a concretizar o seu sonho, mas sair-lhe-ia caro o desafio então lançado aos gigantes de Detroit.
Sem que os grandes construtores norte-americanos tivessem lançado qualquer novo modelo desde o final da II Guerra, Tucker – que durante o conflito fez fortuna fabricando aviões, tanques e canhões – viu uma oportunidade de concretizar o seu sonho. Ele que nos anos 30 tinha estado ligado ao automóvel, tendo chegado a director comercial da Pierce-Arrow.
Mas Tucker não pretendia fabricar apenas "mais um automóvel". O seu novo modelo, o Torpedo, seria, em muito, inovador.
Tanto que os grandes construtores se sentiram ameaçados.
Começaram então os problemas para Preston Tucker e para o seu projecto (no total, foram fabricadas 51 unidades, 47 das quais ainda existem), saga tão bem retratada no filme de Francis Ford Coppola, rodado em 1988, tendo Jeff Bridges a dar corpo ao industrial americano.

Veja o tralier e, nestes dias de ficar em casa, a partir das plataformas existentes hoje em dia, aproveite para ver (ou rever) este interessante filme.


O dia em que Tucker desafiou os grandes O dia em que Tucker desafiou os grandes Reviewed by Auto Vintage on 30.3.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.