O génio publicitário de André Citroën



Onde se fala do lançamento (em 1921) de 150 mil sinais de trânsito. Costuma dizer-se que os primeiros sinais de trânsito foram criados pelos romanos. Porém, o mais antigo do Mundo (já lá vamos) é português e está numa parede de Lisboa. Mas, hoje dedicamos a nossa atenção à criação de André Citroën, no ano de 1921.
Criada há 100 anos, a Citroën sempre apostou nas grandes acções publicitárias. É celebre, por exemplo, a iluminação da Torre Eiffel, em 1922, com o nome da marca. Mas, antes disso, fez ontem 98 anos, André Citroën lançou outra acção de marketing: a colocação de sinais de advertência nas estradas francesas.
Aproximação de escolas, estrada perigosa, etc. eram situações que não estavam ainda reflectidas na sinalização das estradas e a Citroën fez colocar 150 mil desses sinais nas estradas francesas, conseguindo um duplo resultado: a prevenção de acidentes e a divulgação da marca.
Como o prometido é devido, voltamos ao tal sinal que é qualificado como o mais antigo do Mundo: situa-se em Alfama, na Rua do Salvador, e data de 1686.
É um sinal que hoje chamaríamos de perda de prioridade e resume-se a uma lápide, mandada afixar pelo rei D. Pedro II, com o seguinte texto: "Ano de 1686. Sua Majestade ordena que os coches, seges e liteiras que vierem da Portaria do Salvador recuem para a mesma parte"
O génio publicitário de André Citroën O génio publicitário de André Citroën Reviewed by Auto Vintage on 21.2.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.