Parabéns Lancia!



Alfa (ou 12HP) foi apresentado faz hoje 111 anos.

Dia 18 de Janeiro de 1908. O Salão de Turin abre as portas da sua oitava edição. Com uma novidade: a primeira criação de Vincenzo Lancia, o 12HP, mais tarde denominado Alfa.
Internamente desenvolvido com o nome de código de "Tipo 51", o primeiro automóvel Lancia resultou de cerca de 14 meses de trabalho, iniciados depois de Vincenzo Lancia, em sociedade com Claudio Fogolin, ter fundado, a 29 de Novembro de 1906, a Lancia & C. Fabbrica Automobili.
Dotado de um motor de quatro cilindros, com 2.545cc, que debitava uma potência máxima de 28 cavalos, viria a ser fabricado em quatro configurações: "Doppio Phaeton", "Coupé di Lusso", "Landaulet" e "Limousine".
Piloto de créditos firmados – foi Vincenzo quem conseguiu, em 1902, a primeira vitória de um Fiat –, Lancia também desenvolveu um exemplar de competição do seu automóvel, o qual se manteve em produção até ao final de 1909, tendo sido fabricados cerca de cem exemplares.
A maioria foi vendida para fora de Itália, para mercados como os Estados Unidos e o Reino Unido, e serviu para dar início a uma história construída com modelos sempre inovadores, que fizeram da Lancia uma das marcas de maior prestígio.
Só dez anos depois de terminada a produção, em 1919, o primeiro Lancia foi "rebaptizado" como Alfa, quando a marca, por sugestão de Giovanni Lancia, irmão de Vincenzo, decidiu denominar todos os seus modelos com letras do alfabeto grego. 

Absorvida pelo Grupo Fiat em 1969, a Lancia ainda se mostrou pujante durante décadas, mas nos últimos anos, devido à estratégia do Grupo FCA, quase desapareceu, comercializando actualmente apenas um modelo, o Ypsilon.
Parabéns Lancia! Parabéns Lancia! Reviewed by Auto Vintage on 18.1.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.