Chegou ao fim a vida do designer de modelos como o 124 Spider ou o De Tomaso Pantera.
Aos mais distraídos o nome até poderá não dizer muito. E, no entanto, Tom Tjaarda foi durante décadas um dos mais importantes criadores da indústria automóvel. A ele se ficaram a dever criações tão diversas como o Fiat 124 Spider e o De Tomaso Pantera, mas também pequenos utilitários, como o primeiro dos Ford Fiesta ou o Lancia Y10.
Nascido a 23 de Julho de 1934, em Detroit, filho do designer John Tjaarda (pai do Lincoln Zephyr) não foi em qualquer dos três grandes construtores norte-americanos que Tjaarda fez carreira.
Licenciado em Arquitectura pela Universidade do Michigan, fez as malas e rumou a Itália, para se dedicar à sua paixão.
Em 1958, começou a trabalhar na Ghia, onde concebeu, entre outros, a segunda série do VW Karman Ghia, a versão italiana do MG Midget (o Innocenti 950 Spider).
O seu trabalho foi reconhecido de imediato, sendo convidado a mudar, dois anos mais tarde, para a Pininfarina, onde criaria novos modelos icónicos, o mais célebre de todos o Fiat 124 Spider.
Do seu trabalho na casa de Turin, resultaram também dois Ferrari – o 330 GT 2+2, serie 1, e o 365 GT California – e o Lancia Flaminia 2.8 Coupé Speciale.
Regressaria à Ghia em 1968, para dois anos mais tarde apresentar dois De Tomaso: o Deauville e o Pantera.
Tendo sido nomeado director dos Fiat Advanced Studios, a partir de 1984 começou a trabalhar como independente, com o seu Dimensione Design, mais tarde denominado Tjaarda Design.
Tom Tjaarda (1934-2017)
Reviewed by Auto Vintage
on
2.6.17
Rating:
No comments: