Grande Prémio da Europa de 1950 disputado em Silverstone a 13 de Maio de 1950.
13 de Maio de 1950. Um sábado e não um domingo. Na pista de Silverstone disputou-se o Grande Prémio da Europa (que vulgarmente é denominado da Grã-Bretanha), a primeira prova do “Mundial” de Fórmula 1, o que faz com que hoje seja o dia do 75º aniversário.
Partindo da pole-position, Giuseppe Farina, ao volante de um Alfa Romeo, dominou por completo, fazendo a volta mais rápida e terminando as 70 voltas à pista na primeira posição, 2,6 segundos à frente do seu compatriota (também em Alfa Romeo) Luigi Fagioli.
Foi essa, nesse ano, a primeira prova do Campeonato do Mundo, que contou ainda com os Grandes Prémios do Mónaco, Suíça, Bélgica, França, Itália e… as 500 Milhas de Indianápolis.
No final da época, com três pontos de vantagem sobre Juan Manuel Fangio, Giuseppe Farina sagrou-se o primeiro campeão do Mundo.
Sucessor das provas de Grand Prix anteriores à II Guerra Mundial, o “Mundial” de Fórmula 1 arrancou não sem que antes tenha existido, na Grã-Bretanha, uma polémica em torno do palco que deveria acolher a prova, uma vez que muitos britânicos preferiam que a corrida tivesse tido lugar em Brooklands ou Donington Park.
Apesar disso, o Grande Prémio foi um êxito, contando com milhares de espectadores, entre os quais se contavam o rei Jorge VI e a sua filha, então princesa, Isabel, futura rainha Isabel II.

No comments: