Sancho Ramalho-António Caldeira repetiram o êxito do ano passado.
Mais de 700 quilómetros e no final as classificações a serem decididas por segundos. Assim foi mais uma edição das 500 Milhas ACP, que voltaram a ter na dupla Sancho Ramalho-António Caldeira, em Alfa Romeo 2000 GTV, os menos penalizados de toda a longa caravana.
Numa prolongada jornada, quase toda ao longo da Estrada Nacional 2, iniciada em Chaves por 74 equipas, esta foi uma das edições mais duras de sempre, pelas condições atmosféricas que os concorrentes enfrentarem na travessia de Portugal Continental, com períodos de chuva, trovoada e até granizo.
Sempre separadas por pequenas margens – no final apenas 9,8 segundos separavam as sete equipas menos penalizadas –, as equipas que ao longo do dia ocuparam os lugares de topo, trocaram de posições por várias vezes, decidindo-se as posições finais já com a meta à vista.
Não existindo nas 500 Milhas, como em outros Ralis de Regularidade, um classificação geral, os menos penalizados foram os vencedores da sua Categoria, a G, com 5,7s de vantagem sobre Luís Miguel Garcia-João Serôdio, com um Fiat 124 Special T 1600, de 1974. Victor Júlio-José Santos Madeira, em Lancia Fulvia 1.3, de 1972, completaram o pódio dos automóveis mais recentes.
Mais renhida foi a luta pelo triunfo na Categoria F, com escassos dois segundos a decidir a vitória, assegurada por Nuno Serrano-Tiago Caio, em Porsche 912, de 1968, à frente de Evandro Gueiros-Adriana Gueiros, em Porsche 911 E 2.2, de 1970, que durante uma parte do dia estiveram à frente de todos os outros. O pódio da Categoria F ficou completo com a equipa Jorge Magalhães Correia-Eduardo Carpinteiro Albino, em outro Porsche 911 E, de 1968.
Por último, na Categoria E, reservada aos automóveis mais antigos, a emoção também durou até à chegada, em Olhão, onde apenas 5,3s separaram os vencedores, Pedro Carregosa-Ekta Sureschandre, em Jaguar Mk2 3.8, de 1960, do Fiat Derivazione Abarth, de 1959, conduzido por Nuno Pereira de Melo e navegado por Francisco Pereira de Melo. Completou o pódio da categoria o MG A, de 1959, da dupla Pedro Brito-Duarte Brito.
Fotos: Rui Correia
No comments: