Novo recorde à vista? F40 ex-Prost à venda


Ferrari ofereceu o automóvel ao piloto francês quando o contratou.


Apesar de ainda não termos terminado o primeiro terço do ano, já se pode dizer que o Ferrari F40 é o “fenómeno” das vendas de 2023. A, agora anunciada, venda do F40 que foi oferecido a Alain Prost quando este assinou pela Ferrari poderá querer dizer que um novo recorde está a caminho.

Seguindo uma tradição que ja tinha décadas, a Ferrari “recebeu” Alain Prost, em 1990, com o seu mais emblemático modelo da gama da época.

Prost recebeu o F40 mas acabou por não se mostrar muito entusiasmado com o modelo, vendendo-o pouco tempo depois.

O britânico Graham de Zille – ainda hoje habitual participante na Ferrari Challange – comprou o F40, pedindo a Prost que autografasse o tejadilho, “marca” que ainda hoje é visível.

De Zille também não manteve este Ferrari na sua garagem durante muito tempo e o automóvel passou as últimas três décadas a mudar de proprietário e de lado do Atlântico, já que já passou pela propriedade de vários britânicos e norte-americanos.

Hoje, curiosamente, voltou à origens, estando em França, país que atribuiu, em Fevereiro de 1990, a primeira matrícula deste chassis 83249, cuja construção terminou efectivamente no final de 1989.

Recuperando o panorama recente do desempenho do F40 nos leilões internacionais, em 2023 já passaram 10 pelas passadeiras das leiloeiras, vendendo-se oito.

Tendo o mais caro sido vendido por 3.135.000 dólares (em Janeiro, no leilão da Mecum) e estando o ex-Prost estimado entre 2,75 e 3,3 milhões de dólares, não surpreenderá que venha a ir mais além, dada a sua proveniência, a diminuta quilometragem (o odómetro não marca mais do que 4.667km percorridos) e o facto de estar certificado pela Ferrari Classiche.

Resta saber se chegará aos 3.965.000 dólares que foram pagos, a 19 de Agosto passado, pelo F40 mais caro de sempre, vendido pela Gooding & Company em Monterey.

O leilão da RM/Sotheby’s decorrerá entre os dias 10 e 12 Maio, sendo que, oito dias depois, na venda paralela à Elegância de Villa d’Este, a mesma casa leiloará mais um F40, neste caso o chassis 80763, fabricado e matriculado em 1989.

Foto: RM/Sotheby’s 

Novo recorde à vista? F40 ex-Prost à venda Novo recorde à vista? F40 ex-Prost à venda Reviewed by Auto Vintage on 27.4.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.