Já há equipas na estrada no Monte Carlo Historique

Primeiros 17 (de um total de 284 inscritos) arrancaram de Oslo, embora a grande maioria só parta daqui a dois dias.


Começou o Rallye Monte Carlo Historique de 2023. Na manhã de hoje, os primeiros concorrentes a arrancar (17) foram aqueles que optaram por partir de Oslo. Cinco iniciam a prova amanhã em Londres. Mas a grande maioria dos 284 inscritos só começa o rali na quinta-feira, com as partidas de Bad-Homburg, Reims e Turin.

Numa coincidência feliz, faz hoje 60 anos que um nórdico, o sueco Erik Carlsson, venceu o Rally de Monte Carlo, ao volante de um Saab 96.

Mas isso é uma história distante e o importante, agora, é fazer a apresentação da edição deste ano do “Historique”.

Como é da tradição, com mais ou menos quilómetros, todos os concorrentes começam por ter pela frente o Percurso de Concentração, que levará todos os participantes até Monte Carlo, onde as equipas chegarão entre as 2:50 e as 7:40 de sexta-feira.

Escapando a qualquer incidente de estrada, só a partir daqui começará a vertente competitiva, que acabará por se decidir nas 17 provas de regularidade previstas.

As três provas especiais da Etapa de Classificação (50,27km no total), a ser corrida no sábado, em estradas a norte de Valence, serão um aperitivo para o que se segue: a Parte 1 da Etapa Comum, no domingo, com quatro PEC’s (112,62km), a Parte 2 da Etapa Comum, na segunda-feira, com mais quatro PEC’s (89,31km) e a Parte 3 da Etapa Comum, na terça-feira, com três “especiais” (57,34km).

O final de toda esta maratona encontra-se no Mónaco, onde os concorrentes chegam a partir das 15:40 de terça-feira, dia 31. Terão, então, algumas horas para uma sesta, uma vez que a partida para a Etapa Final, com a mítica Noite do Turini, é dada a partir das 21:00 do mesmo dia.

Faltarão então “apenas” 56,58km de provas cronometradas, que tudo decidirão. Nessa altura se saberá se algum dos anteriores vencedores (a começar pelos irmãos Philippe e Antoine Cornet de Ways-Ruart, primeiros no ano passado) repetirá o êxito, ou se os primeiros deste ano o serão pela primeira vez.

E também se saberá da sorte dos três portugueses à partida: Carlos Tavares ao volante do Peugeot 104 ZS com o nº3, António Caldeira a navegar Francesco Siccardi no Lancia Stratos nº 98 e Victor Fernandes ao volante do Lancia Fulvia HF 1600 com o nº 214.

Naturalmente, este será um tema que nos ocupará nos próximos dias. 

Já há equipas na estrada no Monte Carlo Historique Já há equipas na estrada no Monte Carlo Historique Reviewed by Auto Vintage on 24.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.