Centenário de Le Mans em destaque na Retromobile

Porsche 907 – que Nicha Cabral pilotou por duas vezes – é a figura do cartaz de 2023.

Ainda a mais de dois meses da abertura das Portas de Versailles, a Retromobile de Paris começa a anunciar os destaques para a edição de 2023. Pela primeira vez, um Porsche é a figura do cartaz. Um automóvel que correu em Le Mans – cujo centenário marcará o salão – e que foi pilotado por duas vezes por Nicha Cabral.

A escolha para o cartaz da edição de 2023 é tudo menos um acaso. O Porsche 907, de chassis nº 31 e motor nº 022, foi vendido no leilão da última edição da Retromobile, por 4.390.400 euros, e, simultaneamente é um ícone do tema principal da edição do salão, o Centenário das 24 Horas de Le Mans.

Tendo sido a penúltima unidade do 907 a ter sido fabricada (de um total de 21 saídas de fábrica), o 907-031 ficou pronto em Abril de 1968, cerca de um mês antes de fazer a sua estreia em competição (como carro de fábrica) nos 1.000Km de Nürburgring, onde terminou no quarto lugar da Geral.

Não tendo sido mais utilizado no ano de estreia, a 10 de Janeiro de 1969 o 907-031 iniciou uma longa jornada, passando de mão em mão. A começar, naquela data, pela compra efectuada pelo espanhol Alex Soler-Roig, que com ele correu, nesse mesmo ano, nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring. Ainda no mesmo ano, em Espanha, alinhou e venceu nas rampas de Montseny e La Bastida e na Prueba de Jarama. Terminou o ano de 1969 nas 6 Horas de Jarama, tendo Jorge De Bagation ao volante.

Foi após a passagem do ano que foi vendido ao suíço André Wicky, que com ele disputaria muitas corridas, entre as quais os 1.000Km de Monza e os 1.000Km de Nürburgring, provas em que, fazendo dupla com o português Mário (Nicha) de Araújo Cabral, foi o vencedor da classe.

Mais tarde, apenas dois anos depois de ter saído da fábrica de Zuffenhausen, o 907-031 chegou a Le Mans. Marcou presença nos testes de Março (6º tempo à Geral) e alinhou, a 14 de Junho de 1970, à partida das 24 Horas, tendo como pilotos André Wicky, Jean-Pierre Hanrioud e… Nicha Cabral, que acabou por não chegar a conduzir, numa participação que terminou com a desistência.

Um ano mais tarde, confiado aos pilotos Walter Brun e Peter Matti (Willy Meier só conduziu nos treinos), terminou a prova na sétima posição da Geral e em primeiro na categoria 2 Litros.

Por fim, em 1972 teve nova participação – desta feita confiado à tripla Walter Brun-Peter Matti-Hervé Bayard –, com um resultado mais modesto: 18º da Geral e segundo da categoria.

Daí para a frente existe registo de mais quatro corridas, sem grande significado, passando depois a ser exemplar de colecção, primeiro do suíço Albert Eggs (que o restaurou completamente) e posteriormente do alemão Ernest Schuster, que o vendeu no ano passado.

Entretanto e regressando à Retromobile e a Le Mans, registe-se que a edição de 2023 ficará também marcada por uma exposição dedicada às participações francesas nas 24 Horas.

Em breve falaremos desse tema…

Centenário de Le Mans em destaque na Retromobile Centenário de Le Mans em destaque na Retromobile Reviewed by Auto Vintage on 14.12.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.