Quando um avô se esquece de um Porsche na garagem


Segundo 550 Spyder “barn find” em leilão no espaço de 15 meses.


Há cerca de 15 meses, na California, foi encontrado, no interior de um contentor, um Porsche 550 Spyder. Soube-se depois que foi vendido, para a Holanda, por mais de quatro milhões de euros. Agora, a novidade vem da Suíça: os descendente do falecido proprietário encontraram outro Spyder, que será leiloado, em Setembro, em Londres.

Segundo a Gooding & Company, que incluiu o 550 Spyder no seu catálogo da venda que levará a cabo, a 6 de Setembro, no Concours of Elegance no Hampton Court Palace, este é um modelo que, apesar desaparecido nos últimos 35 anos, tem uma história completamente conhecida.

Fabricado em 1956 – é o chassis 550-0079, enquanto que californiano anteriormente referido é o 550-0069 – é uma das 90 unidades construídas pela Porsche entre 1953 e 1956.

É, ainda, um modelo que teve diversas transformações de época, todas documentadas: recebeu, no início dos anos 60, recebeu um novo motor de fábrica e uma carroçaria RS60.

Foi nessa configuração que chegou às mãos do seu mais célebre proprietário, Jo Siffer, o piloto suíço de Fórmula Um que era simultaneamente um conhecido comerciante de automóveis.

Recuando um pouco no tempo, em 1956 o Spyder 550-0079 teve como primeira proprietária a piloto suíça Rita Rampinelli.

A pioneira do Automobilismo feminino suíço vendeu o Spyder pouco depois ao piloto suíço Heinz Schiller, que disputou provas em pista como Monza e Avus, vendendo-o, depois, a Edouard Margairaz, que utilizou o Porsche em provas de rampa.

Só então o Spyder chegou às mão de Siffer, que o vendeu a Herbert Kuke, só sendo adquirido pela família que o detém em 1982.

Enquanto Clássico, foi visto a participar em eventos como o Oldtimer Grand Prix, em Nürburgring, e o Grande Prémio Histórico de Zolder. Tudo isso aconteceu antes de 1987, data a partir da qual, pelo menos segundo a história contada pela leiloeira, foi guardado numa garagem Suíça, para reaparecer agora, pronto para ser vendido por um valor que se estima poder chegar aos dois milhões de euros.





Fotos: Gooding & Company 

Quando um avô se esquece de um Porsche na garagem Quando um avô se esquece de um Porsche na garagem Reviewed by Auto Vintage on 9.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.