Duas colecções… dois leilões: a segunda vida de Gene Ponder


Depois de ter vendido os seus 60 Clássicos em 2007, empresário texano coloca no mercado 120 modelos europeus.


A venda da chamada Colecção Gene Ponder apenas terá lugar em Setembro (de 22 a 24 desse mês). Mas esta é uma história singular: é a segunda vez que este empresário texano cria uma colecção… e depois a leva a leilão.

Do catálogo do leilão que, tal como há 15 anos, será organizado pela RM/Sotheby’s, os destaques, em termos de valor, vão para um Mercedes-Benz 300 SL Roadster e para um Ferrari 330 GTC.

Não faltam, no entanto, peças raras, de diversas marcas europeias (voltaremos ao tema, em breve). E, até, uma réplica do Bugatti Atlantic, construída na Suíça. utilizando algumas peças originais.

Mas, deixando por ora de lado o conteúdo do catálogo, o mais interessante é a história desta colecção, que é, no fundo, o reflexo do que foi a vida de Gene Ponder na última década e meia.

Com fortuna criada com base em empresas de construção de cozinhas, Ponder decidiu investir em automóveis antigos.

Já tinha mais de meia centena quando, em 2007, foi acometido por um ataque cardíaco.

Pensando não recuperar, Ponder chamou a RM (ao tempo ainda não associada com a Sotheby’s) e vendeu todos os automóveis.

O leilão rendeu, então, cerca de 15 milhões de dólares, parte dos quais Ponder, depois de ter recuperado a saúde, investiu… em outros automóveis antigos.

Construindo amplos armazém na sua propriedade, ali reuniu 120 unidades (e muita automobilia), que em Setembro serão leiloados.

Motivo? Há quatro anos, Ponder perdeu o seu filho mais velho, Kenneth, e há quatro meses ficou viúvo, quando faleceu Patsy Ponder, conhecida filantropa.

“Vender tudo não me faz muita diferença”, declarou Ponder à Forbes, quando questionado sobre o motivo que o leva a vender a segunda colecção. “Simplesmente, os automóveis já não são importantes para mim”, acrescentou, antes de dizer: “Espero que os compradores sejam pessoas que apreciem a beleza destes carros”.


Foto: RM/Sotheby’s 

Duas colecções… dois leilões: a segunda vida de Gene Ponder Duas colecções… dois leilões: a segunda vida de Gene Ponder Reviewed by Auto Vintage on 3.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.