Beleza americana conquista Pebble Beach


Título de “Best of Show” para o Duesenberg J Figoni Sports Torpedo, de 1932.


Há nove anos que o título de “Best of Show” de Pebble Beach não era entregue a um modelo de origem norte-americana. A regra foi quebrada este ano, com o triunfo do Duesenberg J Sports Torpedo, modelo de 1932, o único a ter carroçaria Figoni.

Ainda antes de fazer sociedade com Ovidio Falaschi – dando origem à célebre Figoni et Falaschi – já Giuseppe Figoni era um carroçador de méritos firmados. Nascido em Itália, em jovem mudou-se para Paris, onde viria a desenvolver a sua actividade.

Já depois da I Guerra Mundial, Figoni especializou-se em elaborar carroçarias para modelos de prestígio.

Delahaye, Bugatti, Delage ou Alfa Romeo foram algumas das mecânicas que receberam carroçarias criadas por Guiseppe Figoni. Contudo, dos seus muitos trabalhos, apenas fez a carroçaria de um Duesenberg, precisamente este Model J Sports Torpedo, que se apresentou em Pebble Beach pela mão do seu actual proprietário, o milionário norte-americano Lee R. Anderson Sr..

Chegando à selecção final tendo como concorrentes um Talbot-Lago T150C-SS Figoni & Falaschi Teardrop Coupé, de 1937, outro Duesenberg J Graber Cabriolet, de 1930, e um Talbot-Lago T26 Grand Sport Stabilimenti Farina Cabriolet, de 1951, o Dusenberg da família Anderson acabou por ser eleito o “Best of Show”, para surpresa, inclusive, dos proprietários:

“Meu Deus, estamos extasiados”, exclamou Penny Anderson, esposa de Lee. “Custa-nos ainda acreditar que ganhamos o Best of Show! Participamos há tantos anos e nunca estivemos perto de vencer. É uma história fantástica. Toda a preparação para estarmos aqui e a história, simplesmente incrível, por trás deste carro. Há apenas um Duesenberg Figoni e é este aqui. Tudo se conjugou para termos um verdadeiro campeão”, acrescentou.

O carácter único e a mistura de dois continentes também foi salientada por Sandra Button, presidente do Concurso de Elegância de Pebble Beach: “Este raro Duesenberg representa como nenhum outro o poder americano com o estilo europeu”.

Tendo sido em 2013 a última vez que o Júri de Pebble Beach atribuíu o título de “Best of Show” a um modelo de origem norte-americana – então o vencedor foi um Packard Twelve de 1934 – esta foi, em 71 edições, a sétima vez que um Duesenberg foi o vencedor.


Foto: Pebble Beach Concours 

Beleza americana conquista Pebble Beach Beleza americana conquista Pebble Beach Reviewed by Auto Vintage on 22.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.