Todos os caminhos vão dar ao Eifel


Celebra-se este fim-de-semana o centenário do primeiro Tour na mítica região alemã.


Com o Revival do primeiro Eifelrundfahrt (Eifel Tour), que teve lugar precisamente há 100 anos, a mítica região alemã será, até daqui a uma semana, um pólo de atracção do mundo dos Clássicos. É que, para além do evento deste fim-de-semana, daqui a dias tem lugar a edição de 2022 do Eifel Rally Festival.

"Na noite de sábado, 15 de julho de 1922, havia muita agitação em Nideggen. Milhares de pessoas de Aachen, Colónia e outros lugares afluíram ao pequeno resort. Muito poucos tinham alojamento, mas muitos vinham em carruagens puxadas por cavalos, com barris de cerveja e com música”.

Assim escrevia a Imprensa, há 100 anos, dando conta do novo evento, corrido num circuito de 33 quilómetros, com um desnível acumulado de 265 metros e as célebres… 86 curvas.

Organizado pelo Burgring Nideggen Eifel Classic Club, o Revival deste ano terá uma importante participação da Opel que levou para o Eifel a sua moto de corrida de pista de 1922, mas também o carro de competição Gran Prix de 1913.

A maioria das pessoas conhece o desporto motorizado nas montanhas Eifel devido ao traçado “Nordschleife” do circuito de Nürburgring. No “Inferno Verde”, condutores e equipas tiveram de provar as suas capacidades ao longo de muitas décadas até aos dias de hoje. No entanto, as primeiras corridas, então conhecidas como “Eifelrundfahrt”, tiveram lugar num percurso de estrada de 33 quilómetros à volta de Nideggen e a Opel estava lá quando se realizou a primeira corrida.

Fritz von Opel, neto do fundador da marca e mais tarde conhecido como “Raketen-Fritz” (Fritz, o rocketman), participou na competição com uma moto desenvolvida para pistas rápidas em cimento.

Também em exposição no Revival “Eifelrennen” está o automóvel que ilustra estas linhas, o Opel Grand Prix de 1913. Até mesmo antes da Primeira Guerra Mundial, a Opel desenvolveu uma nova geração de máquinas para o “Grand Prix de France”, uma competição precursora das actuais corridas de Fórmula 1.

Trata-se de uma máquina dotada de um motor de quatro cilindros e 16 válvulas, então a mais moderna tecnologia ao nível de motores. Com uma potência de 110cv, o motor de 3.790cc permite uma velocidade máxima de 170 km/h.


Foto: Opel Media 

Todos os caminhos vão dar ao Eifel Todos os caminhos vão dar ao Eifel Reviewed by Auto Vintage on 15.7.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.