Talbot-Lago Teardrop Coupe – raridade entre as raridades


O único Modéle New York que sobreviveu até hoje poderá ultrapassar os 10 milhões de dólares.


Para contar a sua história quase que seriam necessários tantos caracteres como os dólares que a Gooding & Company espera alcançar, em Amelia Island, com a sua venda em leilão. Nem de perto nem de longe gastaremos 10 milhões de caracteres. Falta saber se amanhã alguém pagará os 10 milhões de dólares (ou mais) que se espera venha a atingir o único sobrevivente dos dois Modéle New York construídos em 1937.

Depois de, em 1932, o italiano Antonio Lago ter entrado na Talbot – passando a marca francesa a ser denominada Tabot-Lago – a aposta no segmento mais elevado do mercado automóvel foi total.

Dois anos mais tarde, no Salão de Paris, surgiu o primeiro produto dessa fase da marca, com a apresentação do T150, que haveria de ser uma arma para a competição e uma base para os modelos de estrada.

Confiando os seus chassis e mecânica (centrada num motor de quatro litros, distribuídos por seis cilindros, que debitava 140 cavalos) a vários carroçadores, acabariam por ser os modelos saídos da casa Figoni et Falaschi os que mais se destacaram, na época e na posteridade.

O mais célebre de todos, de que foram fabricadas entre 10 a 12 unidades, acabariam por ser os Teardrop Coupe, com carroçaria em alumínio, dando corpo ao desenho concebido por Joseph Figoni.

Mas, se os Teardrop Coupe – que os franceses gostam de denominar como “Goutte d’Eau”, literalmente “Gota de Água” – já de si são raros, a maior das raridades vai para dois modelos fabricados com os guarda-lamas dianteiros fechados, o Modéle New York.

Desses dois exemplares, hoje existe um reconstruído sobre um chassis não original e este, o chassis 90107, que os registos da marca dizem ter sido entregue a um tal André David, em 1938.

Verdade ou mito, diz-se que o primeiro proprietário rapidamente o vendeu ao príncipe indiano Paramjit Sing, para este o oferecer à sua amada, a dançarina britânica Stella Mudge, que com ele concorreu (e venceu) ao Concours d’Elegance Fémina.

Esta passagem pelas mãos da britânica que, em 1948, viria a ser coroada rainha de Kapurthala, não consta dos registos históricos deste automóvel, antes se referindo que em 1939 atravessou o Atlântico, pela mão de Luigi Chinetti, que de pronto o vendeu ao californiano Tommy Stewart Lee.

Daí para cá, mudou de mãos por mais seis vezes, sendo o seu momento mais significativo o tempo em que esteve confiado à The Nethercutt Collection, que em 2004 o restaurou por completo.


Foto: Gooding & Company 

Talbot-Lago Teardrop Coupe – raridade entre as raridades Talbot-Lago Teardrop Coupe – raridade entre as raridades Reviewed by Auto Vintage on 3.3.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.