Criptomoedas chegaram aos leilões de Clássicos


Colecção Guikas vendida por 39 milhões de euros.

A Colecção Guikas (ou melhor, uma parte da mesma) foi vendida no fim-de-semana, num leilão promovido pela RM/Sothebys, tendo como palco o Circuito de Paul Ricard. Tudo foi vendido, por valores mais baixos do que o esperado, com algumas transações a serem feitas pela primeira vez com criptomoedas.

Fenómeno crescente no mundo económico, era uma questão de tempo até que as grandes leiloeiras viessem a aderir à nova forma de pagamento, agora aceite pela primeira vez numa venda internacional.

Esta estreia também se deu num leilão especial: a venda de 76 automóveis da chamada Colecção Guikas, reunida ao longo de cerca de três décadas por um verdadeiro apaixonado pelos automóveis.

Segundo a história que é contada, Jean Guikas, filho de um transitário de Marselha, tinha 18 anos quando viu passar um Ferrari 365/4 Daytona azul, pelo qual se apaixonou.

O pai, aficionado pelo Automóvel, foi à procura do proprietário e comprou o Daytona para o oferecer ao filho. Este, um ano mais tarde, comprou o seu primeiro Ferrari (um 250 GT Pininfarina Coupé) e pouco depois decidiu dar um novo rumo à sua vida: abdicou da sua participação nos negócios da família a troco de dinheiro suficiente para fundar, em 1989, a GTC, empresa especializada na recuperação, compra e venda de Clássicos.

Ao longo de todos estes anos, a GTC já vendeu mais de 600 Ferrari e muitos mais de outras marcas, sendo que Jean Guikas foi, entretanto, ficando com algumas preciosidades para sua colecção.

Das dezenas de modelos da sua colecção, Jean Guikas decidiu vender 76 exemplares, que a leiloeira estimava valerem 50 milhões de euros.

Não havendo valor de reserva, o total da venda acabou, como dissemos, nos 39 milhões de euros, com o mais valioso a ser um Ferrari 250 GT Berlinetta Competizione, de 1955, comprado por 6.192.500 euros, muito mais do que os 2,2 milhões de euros pagos pelo singular Renault-Alpine A442 ex-Le Mans, sendo que um lote de peças sobresselentes para o mesmo carro foi vendido por mais 240 mil euros.


Foto: RM/Sothebys

Criptomoedas chegaram aos leilões de Clássicos Criptomoedas chegaram aos leilões de Clássicos Reviewed by Auto Vintage on 24.11.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.