Lancia Lambda: 100 anos de um automóvel revolucionário


Comemorações do Centenário arrancam amanhã no MAUTO de Turin.

Apresentado à Imprensa no Verão de 1922 e comercializado apenas a partir de Fevereiro do ano seguinte, o primeiro protótipo do Lancia Lambda rolou pela primeira vez fez esta semana 100 anos. Por esse motivo, iniciam-se, um pouco por todo o Mundo, as celebrações do Centenário do Lancia Lambda, um dos modelos mais revolucionários da história.

Fundada a 29 de Novembro de 1906, pelos sócios Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin, a Lancia criou o seu primeiro protótipo – o 12 HP, mais tarde denominado Alfa – em 1907.

14 anos mais tarde, a marca já tinha criado muitos modelos, que utilizavam sucessivamente como denominação letras do alfabeto grego.

Os refinados modelos atraiam cada vez mais clientes, mas Vincenzo Lancia queria ir ainda mais longe.

A origem do que viria a ser um modelo revolucionário radica na patente de 28 de Março de 1919, registada em nome da Lancia, de um veículo automóvel sem chassis.

Da teoria à prática, em Março de 1921 teve início a construção do primeiro protótipo, que viria a rodar pela primeira vez a 1 de Setembro de 1921, em Moncenisio, nos arredores de Turin, com Vincenzo Lambda ao volante.

Carroçaria monobloco, suspensão dianteira independente, travões nas quatro rodas e um motor, em V, com um bloco em alumínio, são alguns dos elementos que colocaram o Lambda, segundo alguns, 20 anos à frente dos seus concorrentes.

Os test-drive foram muito satisfatórios e após apenas quatro meses de desenvolvimento começou o trabalho para ser iniciada a produção, não sem antes apresentar o modelo ao público nos Salões de Paris e Londres de 1922.

Antes disso, no final do Verão do mesmo ano, os jornalistas foram chamados para ver a novidade e a resposta da Imprensa especializada foi muito positiva. O mesmo aconteceu com os visitantes das feiras de Paris e Londres, onde a Lancia reuniu encomendas suficientes para iniciar a comercialização.

O êxito foi tal que, no Salão Automóvel de Paris de 1923, a Lancia teve de anunciar que os prazos de entrega do Lambda seriam superiores a um ano, devido à elevada procura.

Apesar do êxito, o Lambda foi constantemente evoluído e diversificado. Lungo ou Corto, Berlina ou Torpedo, com vários motores, até 1931 foram fabricados 12.998 exemplares, alguns deles reunidos a partir de hoje no MAUTO – Museo Nazionale dell’Automobile di Torino –, onde amanhã é inaugurada a exposição do Centenário do Lambda, onde poderão ser vistos 39 exemplares do mítico modelo.

É apenas o primeiro acto de um ano completo de comemorações que, como dissemos, se alargam a todo o Mundo. 

Lancia Lambda: 100 anos de um automóvel revolucionário Lancia Lambda: 100 anos de um automóvel revolucionário Reviewed by Auto Vintage on 3.9.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.