Um novo capítulo na história do “Seven”


 Caterham comprada pelo representante da marca no Japão.

Apresentado no London Motor Show de 1957, em Earl’s Court, o Lotus Seven deu origem a uma história que em boa verdade continua até hoje. Em 1973, a Lotus anunciou o fim da produção e os direitos de produção do modelo foram vendidos a uma nova marca, a Caterham, que o produz até hoje. Agora a notícia é que o seu anterior proprietário, o malaio Tony Fernandes, a vendeu ao representante da marca no Japão, a VT Holdings, que distribui os Seven no País do Sol Nascente desde 2009.

Com sucessivas gerações, o Caterham Seven original, por si só, não era mais do que uma ligeira evolução do Seven que a Lotus fabricou a partir de 1957 e durante 16 anos. Apesar da mudança de fabricante, a receita continuou a mesma, com um chassis simples e tubular revestido a alumínio e fibra, suspensões independentes com triângulos sobrepostos à frente e eixo rígido de Dion atrás, um peso de apenas 575 kg e o motor colocado bem atrás do eixo dianteiro, para melhor equilíbrio.

Ao longo das sucessivas evoluções, o Seven recebeu motores Lotus Twin Cam, Ford, Cosworth, Vauxhall e Rover, numa história atribulada, que tem como traço comum o continuar a ser um modelo apelativo, nomeadamente para muitos gentleman drivers que o utilizam em competição um pouco por todo o mundo.

Para o novo proprietário, que tem como CEO o antigo piloto japonês Kazuho Takahashi, o importante para o futuro da marca “é proteger e desenvolver o Seven, nomeadamente para enfrentar os desafios legislativos que se deparam”.

“Todos estamos entusiasmados em começar a escrever o próximo capítulo desta marca muito especial”, acrescenta Kazuho Takahashi.

Um novo capítulo na história do “Seven” Um novo capítulo na história do “Seven” Reviewed by Auto Vintage on 7.4.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.