Leilão da Artcurial em Paris: o Matra MS 670 e muito mais


 Entre os 39 automóveis em catálogo, a venda do vencedor de Le Mans é o destaque e alvo da indignação de Henri Pescarolo.

Indiferente ao adiamento da Retromobile, a Artcurial realiza amanhã o seu habitual leilão de Paris. No catálogo não faltam automóveis cheios de interesse – do Porsche 550 A Spyder, de chassis tubular, à interessante colecção de carros de Rali (Grupo B) –, embora o destaque tenha de ir totalmente para o Matra MS 670, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1972.

Um pequeno Fiat 500 Lusso, de 1971, avaliado entre 15 e 25 mil euros, será o primeiro automóvel a ser amanhã leiloado na garagem privada da Artcurial em Paris. Poucos lhe prestarão atenção, não só por ser o mais barato do catálogo, como pelo facto de estar ao lado de um naipe de automóveis de elevada qualidade.

Mas, mesmo a venda de modelos como os que fazem parte da colecção de Grupo B ou o Porsche 550 A Spyder, nunca terão tanta atenção como a venda do Matra MS 670, vindo directamente do Museu da marca, em Romorantin.

Segundo a versão oficial, o Matra vai ser vendido para pagar a antigos colaboradores da companhia indemnizações por despedimento irregular, decretadas pelo tribunal no início de 2020.

A decisão de vender o automóvel que os franceses veem como um “monumento nacional” – chegou a existir uma petição para que os automóveis do Museu Matra fossem mesmo declarados como tal, o que travaria a venda – é tudo menos pacífica e, entre muitos críticos, destaca-se a revolta de Henri Pescarolo, o piloto que, fazendo equipa com Graham Hill, levou o Matra ao triunfo.

O piloto, em entrevista ao “La Nouvelle République”, disse estar indignado com a venda, acusando Arnaud Lagardère (filho de Jean-Luc Lagardère, o “pai” dos êxitos da Matra) de “passar a vida a destruir tudo aquilo que o pai construiu”.

Salientando que nada o move contra a Artcurial – “eles só estão a fazer o seu trabalho, que é vender automóveis” –, Pescarolo acrescenta que a leiloeira prepara-se para vender “a viatura mais prestigiosa que alguma vez lhe confiaram”.

Aguardemos para ver se o Matra atinge os valores estimados – entre os 4 e os 7,5 milhões de euros – e se se realiza a esperança de Pescarolo: que o Matra seja comprado por um francês.

Leilão da Artcurial em Paris: o Matra MS 670 e muito mais Leilão da Artcurial em Paris: o Matra MS 670 e muito mais Reviewed by Auto Vintage on 4.2.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.