A quase desconhecida Pierre Cardin Automotive


A marca do criador francês (hoje desaparecido) que apenas fabricou o Evolution I.


Aos 98 anos, faleceu hoje Pierre Cardin, figura maior do mundo da moda, apontado frequentemente como o pai do “prêt-à-porter. Menos conhecida é, todavia, a sua ligação ao mundo automóvel. Ele que até teve a sua própria marca – a Pierre Cardin Automotive –, que fabricou apenas um modelo, o Evolution I.

Muito antes das marcas de automóveis desafiarem os magos da moda para a criação de séries especiais, Pierre Cardin descobriu como a moda e os automóveis poderiam andar de mãos dadas.

No Salão de Paris de 1969, por exemplo, fez uma parceria com a Jaguar para apresentar uma nova colecção a par das novidades do construtor britânico.

No mesmo ano começou mesmo a trabalhar para várias marcas de automóveis, como o fez com a Simca, que lhe pediu que redesenhasse o 1100, sendo do seu desenho a segunda versão do automóvel francês.

Mas seria do outro lado do AtLântico que esta ligação de Pierre Cardin ao Automóvel mais se faria sentir.

Em 1971 a AMC apresentou o Javelin Pierre Cardin, com o interior desenhado pelo costureiro, e nos finais dos anos 70 associou-se à Cadillac, com as séries “Pierre Cardin Edition” do DeVille e do Fleetwood (pelo meio, na Suíça, em 1976 a Sbarro lançou o Stash Cardin).

Seria da ligação com a Cadillac que nasceria a Pierre Cardin Automotive, com sede no World Trade Center, que, como dissemos, apenas fabricou um modelo, o Evolution I, um coupé de luxo, que tinha por base a mecânica do Eldorado Coupé.

Lançado em 1980, com um preço bastante elevado, a ideia era comercializar 300 unidades, mas a produção ficou-se pelos 100 automóveis.

Em 1982 terminou a aventura da Pierre Cardin Automotive. 

A quase desconhecida Pierre Cardin Automotive A quase desconhecida Pierre Cardin Automotive Reviewed by Auto Vintage on 29.12.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.