O fim do reinado dos Bentley Boys



Britânicos dominaram Le Mans até 1930

Completam-se no próximo domingo 90 anos sobre a quinta vitória da Bentley nas 24 Horas de Le Mans. Então com oito edições disputadas, os Bentley Boys venceram por cinco vezes.
Tendo a Bentley, com um 3 Litre Sport, vencido a segunda edição das 24 Horas, tendo como pilotos John Duff e Frank Clement, num automóvel inscrito pela Duff & Ardington, a aposta da marca na edição de 1927 e seguintes já teve um carácter oficial e 100% vitorioso.
O êxito de 1924 – numa prova que inicialmente o fundador da marca, Walter Owen Bentley qualificou como uma “corrida estúpida”, uma vez que nenhum automóvel poderia aguentar tamanho desafio – fez atrair um grupo de cerca de 20 jovens endinheirados britânicos, desejosos de aventura, que formaram as equipas dominadoras de 1927 a 1930.
Na liderança do grupo encontrava-se Woolf “Babe” Barnato, herdeiro de uma fortuna criada no mundo dos diamantes, o mais rápido do grupo e vencedor entre 1928 e 1930, ano em que já era “chairman” da própria Bentley.
Tendo como arma uma máquina superior a todos os seus adversários – o Speed Six, derivado do modelo de produção de 6,5 litros, que Ettore Bugatti denominou de “o camião mais rápido do mundo” – a dificuldade de chegar ao êxito com os Bentley Boys era conseguir que durante o fim-de-semana de corridas eles deixassem a vida a que estava habituados.
É que, como em tempos declarou Walter Owen Bentley, “o público gostava de os imaginar vivendo com várias amantes e, claro, vários Bentley rápidos, bebendo champanhe em night clubs, apostando em corridas de cavalos e na bolsa, e depois combatendo furiosamente nas pistas, durante o fim-de-semana. Para alguns deles, este não era um retrato muito longe da realidade…”.
Com mão de ferro, Walter Owen Bentley conseguia proibir a presença de namoradas nos dias de corrida, o champagne estava proibido e os gloriosos pilotos transfiguravam-se, concentrando-se nas corridas.
A sua fama perdurou até hoje, ao ponto de Le Mans ter decidido no ano passado dar o seu nome a uma das ruas da cidade, a “Rue des Bentley Boys”.


O fim do reinado dos Bentley Boys O fim do reinado dos Bentley Boys Reviewed by Auto Vintage on 19.6.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.