Algumas raridades da Colecção Elkhart



Há de tudo um pouco entre os 230 automóveis reunidos pelo empreendedor Najeeb Khan.

Pequenos ou grandes, modernos ou (muito) antigos. Utilitários (até carros de bombeiros há…) a desportivos. Protótipos ou de grande série. De tudo um pouco é possível encontrar na Colecção Elkhart, que, como dissemos há dias, será leiloada em Outubro. E, como então prometemos, voltamos ao tema (nesta e em publicações seguintes) para fazermos alguns destaques.
Não é fácil, de uma tão rica colecção, fazer uma escolha. Mas, apesar do risco, fazemos uma selecção, começando hoje pelos mais exclusivos.
O Fiat 8 V Supersonic carroçado pela Ghia em 1953 é a imagem mais repetida quando se fala desta colecção, reunida ao longo dos anos pelo empreendedor Najeeb Khan. Trata-se do automóvel (um dos 15 fabricados) que teve como primeiro proprietário o designer da General Motors Henry S. Lauvre.
O seu brilho quase esconde a existência em catálogo de um outro Fiat 8 V (este de 1954), mas carroçado pela Vignale, um de cinco exemplares fabricados, a partir do desenho de Giovanni Michelotti.
Também de Itália vieram os vários Ferrari (seis no total) que fazem parte da colecção, sendo o mais valioso também um modelo dos anos 50, o 225 S Berlinetta, com carroçaria Vignale.
E também de criação transalpina (como carroçarias Bertone) são os dois Iso Grifo GL, ambos de 1968, que são das máquinas mais exclusivas do catálogo.
Não faltando na colecção um "incontornável" Mercedes 300 SL Gullwing, é de Inglaterra que vêm outras raridades, como um Cooper-Jaguar T38 MkII (automóvel de competição de 1955, que somou seis triunfos em pistas britânicas) e um Griffith-TVR Series 200, um dos três protótipos criados por este pequeno construtor.
E por falar em protótipos, destaque também merece o Jaguar E-Type Lighteght. Trata-se do chamado "Car 0", o primeiro da série Continuation que a Jaguar fabricou a partir de 2014, recriando o modelo de 1963.

Raridades não faltam, mas, curiosamente, entre 230 automóveis, não existe nenhum modelo da Porsche.

Fotos: RM/Sothebys

Fiat 8 V Supersonic, carroçaria Ghia

Fiat 8 V Vignale 

Ferrari 225 S Berlinetta, carroçaria Vignale 

Iso Grifo GL 




Iso Grifo GL



Cooper-Jaguar T38 MkII



Griffith-TVR Series 200


Jaguar E-Type Lighteght Continuation
Algumas raridades da Colecção Elkhart Algumas raridades  da Colecção Elkhart Reviewed by Auto Vintage on 9.4.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.