A grande aventura começou há 41 anos



Faz hoje anos que arrancou o primeiro Paris-Dakar.

No dia que os britânicos chamam de Boxing Day, Paris, em 1978, também, viveu um evento desportivo especial: na Praça do Trocadéro reuniram-se 80 automóveis, 90 motos e 12 camiões, prontos para correrem o primeiro Paris-Dakar.
Idealizado por Thierry Sabine, passando pela Argélia, Niger, Mali, Alto Volta e Senegal, com cerca de 10 mil quilómetros pela frente, apenas 69 concorrentes chegaram às praias de Dakar, a 14 de Janeiro de 1979, com uma moto a triunfar.
Apesar de não ter vencido nenhuma etapa, Cyril Neveu – hoje organizador de eventos para Clássicos, nomeadamente em Portugal – foi o vencedor, aos comandos de uma Yamaha, numa classificação que oficialmente não distinguia o tipo de veículos.

Em quarto lugar dessa "geral" colocou-se o primeiro automóvel, o Range Rover conduzido por Alain Génestier, que bateu os seus mais directos opositores, os irmãos Marreau… com uma Renault 4.
A grande aventura começou há 41 anos A grande aventura começou há 41 anos Reviewed by Auto Vintage on 26.12.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.