O fabuloso renascimento do Bentley Corniche



Recuperação de modelo único de 1939 para assinalar centenário da marca.


A celebrar o seu centenário, a Bentley acaba de recuperar o Corniche de 1939, que tinha sido destruído num bombardeamento no início da II Guerra Mundial. Através da Mulliner, a divisão da marca para a personalização dos Bentley, o "milagre" da recuperação foi efectuado em ano e meio.
Em boa verdade, este era um projecto com muito mais tempo. Foi em 2001 que um grupo de amantes da marca, mobilizados pelo historiador e antigo director da Bentley Ken Lea, começou a empreender o regresso à vida do Corniche.
Durante muitos anos o restauro foi avançando muito lentamente, até que a marca decidiu envolver-se directamente no projecto, entregando a tarefa à Mulliner.
Para se ter uma ideia do que foi o trabalho agora concluído é necessário regressar ao ano de criação deste belo automóvel.
Foi o piloto grego André Embricos quem desafiou a Bentley a produzir um automóvel desportivo tendo por base o chassis do 4 1/4 litros. Desenhado por Georges Paulin e com carroçaria construída pela francesa Pourtout, o Corniche ficou concluído em Maio de 1939.
Foi então enviado para França, para efectuar testes de estrada, vendo-se envolvido num acidente, o que obrigou ao regresso à oficina. Foi reparado e voltou para a estrada. Novo acidente, agora contra uma árvore, fez com que fosse necessário fazer regressar o automóvel a Inglaterra.
Assim aconteceu com o chassis – que a Bentley diz ser o original –, mas a carroçaria ficou para ser concertada em França.
Com várias peripécias pelo meio, encontrava-se no porto de Dieppe, a aguardar o transporte, quando a estrutura portuária foi bombardeada pelos alemães. O Corniche foi então uma das "vítimas".
Agora, para fazer regressar o Corniche à vida, foi necessário produzir (manualmente) todos os painéis da carroçaria, tendo por base os desenhos originais, mas também a estrutura superior do chassis e todo o interior.

Pintado na sua cor original – Imperial Maroon – o Corniche, cujas imagens acabam de ser divulgadas pela Bentley, será mostrado ao público na próxima edição do Salon Privé, que tem lugar em Setembro, na Grã-Bretanha.
O fabuloso renascimento do Bentley Corniche O fabuloso renascimento do Bentley Corniche Reviewed by Auto Vintage on 16.8.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.