Porsche 911 ST 2.3: o original e a réplica



Onde se recorda a mítica Escuderia Repsol.


Para os muitos que nos seguem em Espanha (mas não só…) falamos hoje da história de um automóvel mítico no país vizinho, que agora se encontra na Alemanha, ao lado de um réplica: um Porsche 911 ST 2.3 da Escuderia Repsol.
Foi a própria Porsche, através do seu departamento de comunicação, quem, há dias, revelou a história dos dois 911 ST 2.3.
No início dos anos 70, dois Porsche 911 ST 2.3 eram figura de cartaz nos ralis espanhóis. Os seus pilotos eram Eladio Donsel e Alberto Ruiz-Giménez, que conquistaram diversas vitórias, em provas míticas como Firestone-Picos de Europa, Cidad de Oviedo ou o Rias Bajas.
Ruiz-Giménez, inclusive, foi o campeão nacional espanhol de Ralis de 1970, com Donsel em segundo lugar.
A "aventura" corria bem até ao ao Rally Internacional de Oviedo, de 1972, prova em que Eladio Doncel teve um violento acidente, que ditou o fim da sua carreira e da vida do automóvel que conduzia.
Restou o outro ST 2.3, que depois foi conduzido por José Manuel Lencina, anos antes de ter sido vendido a Miguel Lopez Jiménez, que o utilizou como carro de estrada durante bastante tempo, até o vender, em 2015, ao alemão Nokolas Knoll, apaixonado pelo modelo, ao ponto de estar, então, a construir uma réplica do mesmo.

Levando o seu projecto – tendo por base um S de série – até ao final, Knoll tem hoje dois 911 ST 2.3: um original e uma réplica. Ambos pintados com as cores da Escuderia Repsol.

Foto: Porsche Newsroom
Porsche 911 ST 2.3: o original e a réplica Porsche 911 ST 2.3: o original e a réplica Reviewed by Auto Vintage on 25.2.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.