… e assim nascia a Porsche



Primeiros 356 criados há 70 anos… na Áustria.

Ferdinand Porsche era desde o início do século XX uma figura grada da indústria automóvel. A ele se ficaram a dever diversas criações – de pioneiros automóveis eléctricos, como o Lohner, ao VW Carocha, passando por muitos outros projectos marcantes –, mas apenas depois de terminada a II Guerra Mundial é que o seu nome apareceu num automóvel. Foi nos primeiros 356, ainda fabricados em Gmünd, na Áustria.
Em condições muito difíceis, numa fábrica que tinha sido uma serração de madeira, nasceram os primeiros 356, com carroçaria em alumínio (vindo da Suíça), todos eles moldados à mão, com martelo, sobre uma estrutura de madeira, seguindo o desenho de Erwin Komenda, que normalmente aprece na mais célebre imagem do "Nº 1", ao lado de Ferry e Ferdinand Porsche.
No total terão saído de Gmünd 50 unidades (há fontes que falam de outros números, como 52, 60 ou 62), todos, à excepção de um (o Roadster de matrícula “K45-286”), com a forma Coupé.
Tendo rodado em Maio de 1948, em Junho desse mesmo ano as autoridades do estado da Caríntia homologaram o novo automóvel, dotado de um motor quatro cilindros Volkswagen, de 1.131cc, que debitava 40 cavalos às 4.000rpm, conseguindo atingir a velocidade de ponta de 140km/h.
Para 2018, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, no ano passado com a Ferrari, não se anunciam grandes celebrações oficiais dos 70 anos da Porsche, embora não faltem iniciativas, um pouco por todo o mundo, evocativas da efeméride.

De exposições sobre o tema em diversos museus, até corridas reservadas a modelos mais antigos (como as que vão ser promovidas pela Peter Auto) a uma parceria com um fabricante de barcos (a Fraser Yachts), haverá um pouco de tudo. Até uma classe à parte num dos concursos de elegância (o Salon Privé) mais exclusivos do Mundo.
… e assim nascia a Porsche … e assim nascia a Porsche Reviewed by Auto Vintage on 4.1.18 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.