2017: muitas efemérides



Fórmula Ford comemora 50 anos, a Ferrari celebra 70.


Ao longo do ano que se anuncia não faltarão efemérides para comemorar. Sem sermos exaustivos, aqui ficam alguns dos aniversários que ao longo de 2017 darão origem a muitas notícias.
Certamente que o 70º Aniversário da Ferrari será dos mais badalados, evocando o dia 11 de Maio de 1947, a data em que alinhou na pista de Piacenza o 125S, o primeiro veículo a apresentar o símbolo da Ferrari enquanto fabricante.
Também nas pistas, mas mais recentemente, há 40 anos, foi criada (por Frank Williams e Patrick Head) a Williams Grand Prix Engineering Limited, então ainda utilizando um March, que alinhou pela primeira vez, com Patrick Nève ao volante, no Grande Prémio de Espanha.
Mas, por falar em pistas, poucas efemérides merecerão tanto respeito em 2017 como a comemoração dos 50 anos da Fórmula Ford, o escalão de iniciação que deu ao mundo pilotos tão importantes como James Hunt, Emerson Fittipaldi, Jody Scheckter, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Nigel Mansell, Michael Schumacher, Damon Hill e Jenson Button (só para citar campeões do Mundo de F. 1).
Das várias comemorações previstas, a mais importante terá lugar no decorrer do Silverstone Classics (de 28 a 30 de Julho), com uma grelha de 54 carros.
A data mais "redonda" a comemorar em 2017 será o centenário da Mitsubishi Motors, pois foi em 1917 que a então designada Mitsubishi Shipbuilding Co. Lda lançou o seu Model A, baseado no Fiat Tipo 3 e não no Model A da Ford, que por sinal comemora 90 anos em 2017.
Outros modelos icónicos que celebrarão datas importantes também não faltarão em 2017. Em Itália os festejos estarão centrados no Fiat 500, lançado no mercado em Julho de 1957, e na Bianchina, o popular modelo da Autobianchi, apresentado ao público a 16 de Setembro do mesmo ano.

A terminar, em Portugal, a 25 de Setembro, completa-se meio século que estreou nas salas de cinema uma das películas mais amadas pelos entusiastas do desporto automóvel, o filme Grand Prix (em português "O Grande Prémio"), uma excelente produção de há meio século.
2017: muitas efemérides 2017: muitas efemérides Reviewed by Auto Vintage on 30.12.16 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.