Mercedes-Benz 300 SL Gullwing do catálogo da Artcurial para Paris avaliado entre dois e cinco milhões de euros.
Dos 11 Mercedes-Benz 300 SL Gullwing vendidos em 2025 o mais caro foi arrematado por cerca de 1,75 milhões de euros. Agora a Artcurial anuncia para o seu próximo leilão em Paris um exemplar estimado entre dois e cinco milhões de euros. A diferença? Este último nunca foi restaurado e apresenta-se… com muito pó.
Não sendo o recorde para o modelo – esse máximo continua a ser do exemplar vendido pela Barrett-Jackson, em 2024, por 3.410.000 dólares – os 2.040.000 dólares (equivalentes aos 1.750.000 euros referidos) pagos no Arizona a 24 de Janeiro de 2025 passaram a “funcionar” como uma referência máxima para o valor actual do modelo, sendo que, em média, os restantes 10 que foram vendidos no ano passado rondaram 1,5 milhões de dólares.
O que levará então a Artcurial a avaliar o “seu” 300 SL Gullwing entre dois e cinco milhões de euros? Uma história toda conhecida e o facto do automóvel, com 34 mil quilómetros percorridos, nunca ter sido restaurado.
Concluído no dia 26 de Janeiro de 1956 – ironicamente, o automóvel vai a leilão no dia seguinte ao seu 70º aniversário – o 300 SL foi entregue novo, em Paris, a Claude Foussier, um dos primeiros importadores da Coca-Cola na Europa.
Vendido em 1961 a Jean Piger, este manteve-o por mais de meio século, até 2014. Neste último ano, já depois de 11 anos de inactividade, foi vendido para a Alemanha.
Já coberto de pó, para voltar a trabalhar e subir para o reboque, apenas foi necessário trocar-lhe as velas, montar-lhe uma nova bateria e colocar-lhe gasolina.
No seu tempo de Alemanha nunca terá rodado (esteve parado, coberto por plásticos), até que, em 2023, voltou a ser comprado por um parisiense, cuja identidade não foi revelada.
Foi este último quem confiou à Artcurial a venda do Mercedes-Benz 300 SL Gullwing, anunciando-se que o vendedor tem o mesmo domicílio… do primeiro proprietário.
Apresentado pela leiloeira com “uma obra-prima única, um tesouro destinado às categoria de Preservação nos mais prestigiados concursos internacional de elegância” e “o último exemplar completamente original existente”, resta saber quanto afinal é que o mercado estará disposto a oferecer.
É que, apesar da estimativa, o 300 SL chegará ao leilão de 27 de Janeiro sem preço de reserva, o que quer dizer que poderá não atingir o que dele espera a leiloeira.
Foto: Artcurial
Reviewed by Auto Vintage
on
8.1.26
Rating:

No comments: