Modelo de 1900 é reconhecido como o primeiro automóvel moderno.
A Mercedes-Benz está por estes dias a celebrar os 125 anos da criação do primeiro automóvel moderno, o lendário Mercedes 35 HP. Com design avançado, motor potente e soluções inéditas de segurança, o 35 HP estabeleceu as bases da engenharia automóvel e consolidou a marca como uma referência em matéria de inovação.
Desenvolvido pela Daimler-Motoren-Gesellschaft, 14 anos após a invenção do Automóvel, criado a pedido de Emil Jellinek – o homem que deu origem à criação do nome Mercedes, atribuído em homenagem à filha do visionário empresário, cliente e parceiro de negócios da Daimler –, o Mercedes 35 HP (na verdade, na origem, 35 PS, do alemão Pferdestärken) pretendia ser (e foi) um automóvel mais potente, seguro e confiável do que aqueles que existiam até então.
Criado sob a responsabilidade do engenheiro-chefe Wilhelm Maybach, com a colaboração de Paul Daimler, o filho mais velho do fundador da marca (falecido em Março de 1900), o novo automóvel, revelado a 22 de Novembro de 1900, foi o primeiro a romper com o conceito de “carruagem motorizada”.
O novo veículo tinha um baixo centro de gravidade e uma distância entre eixos mais longa, características que garantiam estabilidade e facilidade de condução inéditas.
A coluna de direcção inclinada e a embraiagem acionada por pedal introduziram avanços que definiriam o futuro da engenharia automóvel.
No coração do conjunto estava um motor de quatro cilindros, de 5,9 litros, desenvolvido por Josef Brauner, capaz de debitar 35 cavalos às 950rpm, desempenho impressionante para a época.
Para garantir a confiabilidade e o alto rendimento, Maybach desenvolveu o radiador em colmeia, que optimizava o arrefecimento e permitia longos períodos de funcionamento sem perda de performance.
Mais do que apenas uma inovação técnica, o radiador tornou-se um elemento icónico de design. Desde 1926 – ano em que à denominação Mercedes se juntou a Benz –, a forma em colmeia passou a compor a identidade visual da marca, continuando viva até aos modelos actuais.
Após semanas de testes, o primeiro Mercedes 35 HP foi entregue a Emil Jellinek a 22 de Dezembro de 1900. Poucos meses depois, o automóvel estreava-se nas pistas durante a Semana de Corridas de Nice, realizada entre 25 e 29 de Março de 1901, conquistando vitórias expressivas nas provas Nice-Salon-Nice e Nice-La Turbie.
O sucesso do Mercedes 35 HP abriu caminho para novos modelos, como o Mercedes 12/16 HP e o Mercedes 8/11 HP, lançados em 1901, seguidos pela linha Mercedes-Simplex, em 1902, baptizada assim pela sua concepção simples e intuitiva para os padrões da época.
Foto: Mercedes-Benz Media
Reviewed by Auto Vintage
on
19.11.25
Rating:

No comments: