A “guerra” dos leilões à volta de Villa d’Este

Broad Arrow tem a venda oficial do evento, mas a RM/Sotheby’s promove a sua (em Milão) dois dias antes.

A próxima edição do Concorso d’Eleganza de Villa d’Este realiza-se de 23 a 25 deste mês e inclui o leilão oficial, que passou a ser confiado à Broad Arrow. A RM/Sotheby’s “antecipa-se” e promove uma outra venda, em Milão, dois dias antes da “oficial”.

Como sustentam os que defendem o livre mercado, que fica a ganhar com “guerra” são os compradores. A verdade é que, entre Milão e Villa d’Este, há dois excelentes catálogos, com um total de mais de uma centena de automóveis para venda.

Naturalmente, o catálogo da Broad Arrow é o mais importante, com 68 automóveis (a que se somam duas motos e um barco), que serão leiloados a 24 e 25 de Maio.

Com um valor total estimado de 50 milhões de euros, os BMW (marca que é a promotora do Concorso d’Eleganza) são os que estão em maior número (14), seguidos dos oito Mercedes-Benz e sete Porsches, número igual ao dos Ferrari, havendo ainda modelos de marcas menos comuns como a Talbot-Lago, Elva, Lagonda, Siata e Stanguellini.

O mais valioso, em valor estimado (entre 5.500.000  e 7.500.000 euros), é o Ferrari 166 Spyder Corsa, de 1948, “vestido” pela Carrozzeria Ansaloni.

Já no catálogo da RM/Sotheby’s para o leilão de 22 de Maio em Milão o mais valioso é também um italiano, no caso um Alfa Romeo 8C 2300 Lungo Cabriolet, com carroçaria de Pinin Farina (na imagem), criado em 1932 e que está avaliado entre 3,5 e 4,5 milhões de euros.

No total, o catálogo de Milão tem 38 automóveis, sendo o mais barato um singular Autobianchi Bianchina Furgoncino, de 1967, com um valor estimado entre 30 e 40 mil euros.

No futuro ainda voltaremos a olhar para o que é proposto por estes catálogos.


Foto: RM/Sotheby’s

A “guerra” dos leilões à volta de Villa d’Este A “guerra” dos leilões à volta de Villa d’Este Reviewed by Auto Vintage on 6.5.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.