Domínio total dinamarquês nas 3 Horas de Spa

Dupla Palle Pedersen-Alexander Weiss (Ginetta G4R) venceu a primeira prova do ano Iberian Historic Endurance.

Pole-Position, volta mais rápida, vitória na corrida e triunfo no Index of Performance. A dupla dinamarquesa Palle Pedersen-Alexander Weiss, com um Ginetta G4R, dominou totalmente as 3 Horas de Spa, primeira prova do Iberian Historic Endurance de 2025.

Com temperaturas a rondar os 20º e o sol a brindar a longa grelha de partida da prova rainha do Spa Summer Classic, o Ginetta G4R, largando da pole-position, assumiu rapidamente a liderança da corrida, impondo o seu ritmo ao longo dos sete quilómetros do Circuit de Spa-Francorchamps. Contudo, apesar de ser o mais veloz e astuto nas ultrapassagens aos concorrentes mais lentos, o pequeno carro inglês, equipado com um motor Ford-Lotus Twin Cam de 1600cc, nunca pôde baixar a guarda, já que o Lotus Elan 26R, primorosamente conduzido por Ben Barker e Rory Butcher, manteve-se sempre na perseguição.

Durante a primeira hora de corrida, até se iniciarem as primeiras trocas de pilotos, os principais perseguidores do Ginetta foram os dois Shelby Cobra de Rüdiger Friedrichs-Charlie Martin e Alexander Kolb-Nico Verdonck, que travaram entre si uma batalha bastante interessante.

Contudo, à medida que a prova avançava, ambos os carros americanos acabaram por perder terreno.

No início do último terço da corrida, Palle Pedersen e Alexander Weiss foram obrigados a cumprir um drive-through, cedendo momentaneamente a liderança ao experiente duo inglês, algo que viriam a recuperar pouco depois. Quando a prova se aproximava do seu desfecho, e quando o Lotus Elan 26R intensificava a pressão sobre o Ginetta, deu-se o momento decisivo: a duas voltas do fim, o motor do carro, que outrora fora conhecido como ‘Comp Elan’, cedeu, para desgosto de Ben Barker e Rory Butcher, que caíram para o terceiro lugar final e segundo da classe H-1965, classe vencida pelo duo nórdico.

Num pódio preenchido por carros de três construtores britânicos, o infortúnio de uns foi a felicidade de outros, com o TVR Tuscan V6, de Connor Kay e Ben Caisley, a ascender ao segundo lugar, numa prova em que a fiabilidade do carro inglês e a boa estratégia permitiram à dupla britânica escalar nove posições em pista. Este resultado permitiu-lhes alcançar um muito merecido triunfo na classe H-1971, subindo ao pódio na companhia de duas equipas experientes no traçado das Ardenas belgas: o Alfa Romeo GTAm dos francófonos Grégoire Colinet e Guillaume Colinet, no segundo posto, à frente do Ford Mustang 302, tripulado pelo trio belga Emiel de Weerdt-Luc Branckaert-Bjorn Kabergs.

A disputa pelo quarto lugar absoluto coincidiu com a luta pela vitória na classe H-1976. O Ford Capri RS2600 da família Kuijl, que partira da segunda posição da grelha, resistiu à forte ofensiva do Porsche 911 RS 3.0 de Cyrille Prever-Michel Mitieus, ficando o terceiro lugar na classe H-1976 para os portugueses Bruno Duarte e Filipe Jesus, que, ao volante do habitual Porsche 911 RS 3.0, superaram uma corrida exigente tanto para pilotos como para as máquinas.

O Iberian Historic Endurance regressa à Península Ibérica para a próxima prova, num dos eventos mais aguardados do ano: no histórico Circuito de Jarama, de 30 de Maio a 1 de Junho, o pelotão da mais prestigiada competição de clássicos do Sul da Europa será cabeça de cartaz de mais uma edição do Jarama Classic.


Foto: Race Ready

Domínio total dinamarquês nas 3 Horas de Spa Domínio total dinamarquês nas 3 Horas de Spa Reviewed by Auto Vintage on 29.4.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.