Alain Prost atinge os 70

Antigo tetra-campeão do Mundo de Fórmula 1 está hoje de parabéns.

Alain Marie Pascal Prost nasceu em Lorette a 24 de Fevereiro de 1955. Está, portanto, de parabéns no dia de hoje. Depois de milhares de quilómetros a 200 (km/h) ou mais, chegou aos 70 (anos) o quatro vezes campeão do Mundo de Fórmula 1.

Tendo descoberto os desportos motorizados através do Karting, o então jovem Alain Prost progrediu no Automobilismo através das Fórmulas Renault e 3, tardando a chegar à F. 1, onde só teve oportunidade de efectuar a sua primeira prova com 24 anos.

Foi a 13 de Janeiro de 1980, em Buenos Aires, ao volante de um McLaren-Ford M29, que o pequeno gaulês (1,64m) fez a sua estreia no Circo, terminando com um sexto posto, que lhe valeu o primeiro ponto averbado no “Mundial”, de um total de 798,5 no final da carreira.

No ano seguinte, já ao volante de um Renault Turbo, novamente na Argentina, subiu pela primeira vez ao pódio (terceiro lugar), para meses depois, a 5 de Julho, em França, conquistar a primeira das suas 51 vitórias em Grandes Prémios.

Com um total de 199 Grandes Prémios disputados, até 1993, Prost viria a ser campeão nos anos de 1985, 1986, 1989 e 1993. Conquistando o quarto título, conduzindo para a Williams-Renault, e… retirando-se.

Meses depois o seu grande rival, aquele que foi o seu maior adversário nas pistas, Ayrton Senna, viria a encontrar a morte, sendo que Prost, em declarações recentes, comentando a série biográfica sobre o piloto brasileiro, revelou que as relações entre ambos caminhavam para uma aproximação aquando do fatídico acidente de Imola.

Depois de “aposentado” enquanto piloto, Prost, conhecido como “O Professor”, não deixou o Automobilismo de lado. Começou por ser comentador do “Mundial” no canal TF1, entre 1994 e 1995, e depois criou a sua própria equipa, a Prost Grand Prix, que competiu entre 1997 e 2001.

Envolveu-se, depois, nos primeiros anos da Fórmula E, através da equipa Renault e.Dams, onde em 2014 correu o seu filho Nicolas.

Antes da Nissan assumir oficialmente a equipa e.Dams, Prost desligou-se da Fórmula E, para se voltar a focar na F.1, ajudando a Renault no regresso da marca ao escalão máximo do Desporto Automóvel.

Quando a equipa já tinha mudado de nome para Alpine, Prost anunciou, em Janeiro de 2022, o seu afastamento definitivo das corridas.

Uma decisão aparentemente definitiva, que não o impediu de participar, em Dezembro de 2023, no evento de Clássicos Gulf Historic (na imagem).

Alain Prost atinge os 70 Alain Prost atinge os 70 Reviewed by Auto Vintage on 24.2.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.