1900 Cabriolet La Flèche foi desenhado há 70 anos por Michelotti e construído pela Vignale.
Em paralelo com a sua oferta através de leilões, a RM/Sotheby’s promove, no seu site, as chamadas “vendas privadas”. Dentro desse lote, neste momento, encontra-se à venda, por 550 mil euros, um Alfa Romeo único, o 1900 Cabriolet La Flèche.
Desenhado há 70 anos por Giovanni Michelotti e construído pela Vignale em 1955, o Alfa Romeo 1900 Cabriolet La Flèche foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Turim desse ano (última imagem).
Nunca tendo sido produzido mais nenhum exemplar, foi utilizado como “vedeta cinematográfica”, primeiro nos filmes “Sapore di Mare 2 – Un Anno Dopo” (1983) e “Giovanni Senzapensieri” (1986), assim como na mini-série televisiva, de 1985, “Yesterday, Vacanze al Mare”.
Esse “papel” resultou do facto de, em 1983, ter tido como terceiro proprietário a Società Colonica Belvedere, empresa de aluguer de viaturas para cinema.
Em 1987 foi adquirido por Emanuele Barletta, que o manteve até 2011, ano em que foi comprado pelo actual proprietário, que o restaurou completamente e o fez aparecer em diversos concursos de elegância, tendo sido “Best of Show” no Concours d’Elegance Citta di Lugano de 2019.
Daí para cá esteve exposto (fora de concurso) em Villa d’Este e na mostra do Museo dell’Automobile di Torino “Michelotti World”, que celebrou o génio do designer desaparecido em 1980.
“La Flèche”, palavra francesa para “a flecha”, destaca-se pelo seu design com detalhes cromados, entradas de ar esculpidas e radiador em forma de coração, único no panorama Alfa Romeo.
Considerado como um dos mais belos exemplares do que se denomina de “Stile Transatlantico”, o conjunto é completado por um interior com acabamentos feitos à mão, em harmonia com o exterior e uma mecânica impecável – tendo por base o Alfa Romeo 1900 –, que fazem deste descapotável uma das mais belas criações de quatro rodas da época.
Fotos: RM/Sotheby’s
No comments: