Aventura no Benz Victoria iniciou-se a 16 de Julho de 1894.
Ainda hoje, uma viagem de quase 1.000 quilómetros não é curta. Imagine-se então há 130 anos, quando um Benz Victoria realizou essa proeza. A aventura começou a 16 de Julho de 1894, faz hoje 130 anos.
Em 1893, o Barão Theodor von Liebieg visitou Carl Benz e ficou de tal modo entusiasmado com o Benz Victoria que logo encomendou um.
O veículo foi entregue na Primavera de 1894 e Liebieg, que na altura tinha apenas 22 anos, ficou fascinado com ele que quis utilizá-lo não só na sua região natal.
Então, há 130 anos, no dia 16 de Julho, empreendeu uma viagem de automóvel de quase 1.000 quilómetros até Gondorf, no Eifel.
Hoje, os arquivos da Mercedes-Benz Classic preservam um documento valioso desta viagem extraordinária: o diário original, detalhado e ricamente ilustrado, que fornece informações detalhadas e elaboradas sobre as experiências de Liebieg e do seu companheiro de aventura, Franz Stransky, nesta "viagem de Benz de Böhmerland à praia de Mosela", como diz a última folha do diário.
Liebig e Stransky partiram pouco menos de seis anos depois de Bertha Benz ter feito a sua primeira viagem num automóvel. De facto, em Agosto de 1888, a esposa de Carl Benz e os seus dois filhos viajaram entre Mannheim e Pforzheim, com um Benz Patent-Motorwagen Modelo 3, provando assim o potencial do automóvel para a mobilidade individual.
De 1888 a 1894 a tecnologia desenvolveu-se significativamente, mas a viagem de longa distância de Liebig ainda era extremamente exigente.
As estradas continuavam a não estar concebidas para os novos meios de transporte e ainda não existiam infra-estruturas fiáveis para o abastecimento de combustível.
Os viajantes compraram gasolina em farmácias ou drogarias, ao longo do caminho, e abasteceram o tanque de latão brilhante acima do eixo dianteiro. O consumo médio do seu Benz Victoria era superior a 20 litros aos 100 quilómetros.
Apesar de todas as dificuldades, após seis etapas e com um tempo total de viagem de 69 horas, chegam a Gondorf, ou seja, após 939 quilómetros de viagem.
Um feito que hoje relembramos.
Fotos: Media Mercedes-Benz
No comments: