Dedicou a vida e o talento a ilustrar a sua paixão pelo Automóvel.
Vítima de doença prolongada, faleceu o ilustrador João Saldanha, um dos mais talentosos artistas portugueses em matéria de replicar pela Arte o Mundo Automóvel.
Nascido em Lisboa, em 1974, João Saldanha desde muito cedo (“não mais do que aos oito/dez anos”) começou a cultivar o gosto e a técnica pelo Desenho.
“O tema dos automóveis foi dos que mais me cativou”, dizia e “influências familiares fizeram-me descobrir o desporto automóvel desde muito jovem e duas paixões nasceram em meados dos anos 80: a Ferrari e a Fórmula 1”.
João Saldanha, a quem na edição nº 42 da Auto Vintage dedicámos o espaço “Galeria de Artistas” (na imagem um dos seus trabalhos, que então nos confiou para publicação), afirmava então que “quase como uma obsessão, desenhei diversos modelos, tanto de competição como de grande turismo e posso mesmo afirmar que esse ritual feito hobby teve uma grande influência na minha educação estética”.
Os automóveis como objecto de trabalho artístico determinaram mesmo o seu percurso académico, tendo concluído a Licenciatura em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa a pensar no design automóvel.
Hoje com a sua obra representada um pouco por todo o mundo, graças ao reconhecimento internacional que obteve, a técnica que utilizava nos seus trabalhos era derivada daquela que desenvolvera nos primeiros anos, ilustrando recorrendo a diferentes materiais (aguarela, lápis de cor, grafite, lápis de cera, gouache), que se complementavam para reproduzir a harmonia de linhas e formas dos Clássicos.
Artista de dotes unanimemente reconhecidos, João Saldanha, mais do que isso, era uma pessoa que se distinguia pela sua modéstia, simpatia e fino trato.
Na Auto Vintage, ficará para sempre uma enorme saudade.
À família e aos muitos amigos que fazia com facilidade, a Auto Vintage endereça as suas mais sentidas condolências.
No comments: