Carlos Tavares no Estoril ao volante de um Chevron B47

Líder da Stellantis alinhará na grelha da Single Seaters com o segundo F. 3 em que correu.

No próximo fim-de-semana o Autódromo do Estoril será palco de uma nova prova, o Estoril Summer Party. Com um programa muito variado, na grelha da Single Seaters Series estará o líder da Stellantis, Carlos Tavares, ao volante do F. 3 com que correu há quatro décadas.

Conhecido entusiasta dos automóveis Clássicos e participante em variadas provas, Carlos Tavares começou a correr em 1980. Em Portugal, no Circuito de Vila do Conde, onde alinhou na corrida de Grupo 1, ao volante de um Alfa Romeo Alfasud Sprint.

Depois, já em França, disputou inúmeros ralis e também se aventurou na Velocidade, nomeadamente na Fórmula 3, experiência que agora vai reviver.

“Este Chevron (um B47 - Toyota Novamotor, de 1979) foi o meu segundo Fórmula 3, depois de ter utilizado um Dallara 396 no Campeonato francês”, recorda Carlos Tavares. “É um chassis com uma certa flexibilidade de torção, o que o torna agradável de conduzir e é muito progressivo nas suas reacções”.

Este carro, que celebra 45 anos esta temporada, encaixa no espírito da Single Seater Series, a única competição de monolugares existente em Portugal. A regulamentação técnica da Fórmula 3 nos anos 1970 e 1980 limitava os custos e a potencia através de um restritor de admissão de ar do motor de 22 mm. Com este restritor, a potência dos motores de 2.000 cc  estava limitada a 160Cv, com um binário muito forte a rotações baixas.

“Estes F. 3 históricos são carros que exigem uma condução extremamente precisa, com pouco ângulo de volante e com a preocupação permanente de privilegiar a velocidade de saída das curvas”, sublinha Carlos Tavares, que tripulará um carro que pertenceu à equipa irlandesa Derek McMahon Racing e foi pilotado à época, no Campeonato Britânico de Fórmula 3, pelo irlandês Bernard Devaney.

Como um programa, como dissemos, muito variado, o Estoril Summer Party para além de corridas para automóveis actuais, terá para os Clássicos a inédita a SevenFriday Classic Cup, para carros homologados ou produzidos entre 1950 e 1999. 

Com duração de 60 minutos, um conjunto de regras particulares desta prova garantirão que todos os pilotos e máquinas possam competir de forma justa, considerando diversos factores. A lista provisória de inscritos já inclui carros notáveis da indústria automóvel de competição, como um Jaguar XK 140, um Lotus 23B, um Ferrari 308 GTB, um BMW M3 (Grupo A), e vários Porsche 911 RS e Datsun 1200.

Quem gosta de competições de Clássicos poderá também desfrutar das sempre muito animadas corridas do Group 1 Portugal. Este pelotão que supera as três dezenas de concorrentes, incluindo os participantes do Troféu Mini, reúne um leque variado de viaturas, algumas delas que marcaram a Velocidade nacional nos anos 1970 e 1980.


Foto: Race Ready

Carlos Tavares no Estoril ao volante de um Chevron B47 Carlos Tavares no Estoril ao volante de um Chevron B47 Reviewed by Auto Vintage on 8.7.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.