The Old Number One faz hoje 99 anos


Na centenária MG, o primeiro protótipo da marca foi registado a 27 de Março de 1925.


A celebrar o seu centenário – que terá um do momentos mais importantes no próximo Goodwood Festival of Speed –, a MG já existia quando Cecil Kimber registou o seu primeiro protótipo, o The Old Number One, que nasceu a 27 de Março de 1925, faz hoje 99 anos.

Criada em 1924, a MG (iniciais de Morris Garage) teve como primeiro modelo o 14/28, que tinha por base o Morris Oxford, e que se manteve em produção até 1927.

Lançado o trabalho de vendas do 14/28, Cecil Kimber regressou às oficinas de Oxford, onde desenvolveu um automóvel que deveria dar corpo à sua filosofia: construir veículos mais pequenos, mais rápidos e mais divertidos de conduzir.

Foi assim que surgiu o primeiro veículo desportivo da MG, o Old Number One, que Kimber registou como protótipo a 27 de Março de 1925.

Foi-lhe atribuída a matrícula “FC 7900“, que lhe foi mudada, em 1950, após um restauro, para “FMO 842“, alteração que foi revertida em 1959, apresentando hoje a chapa original.

Com um motor de origem na Hotchkiss muito transformado, com 1.548cc, que debitava 38 cavalos, apresentava-se com uma carroçaria aligeirada, projectada e construída pela Carbodies of Coventry, dando-se a montagem final do carro na fábrica da Morris em Longwall.

Para testar e mostrar o seu novo automóvel, Cecil Kimber inscreveu-se no Lands End Trial, conquistando o primeiro lugar na classe reservada aos automóveis “leves”.

Pouco depois, o MG The Number One foi vendido a um amigo de Cecil Kimber (por 300 libras) e deixou de ser visto, uma vez que terá sido destinado a tarefas… agrícolas.

Encontrado, em 1932, num ferro-velho de Manchester, por um funcionário da MG Car Company, foi comprado por 15 libras, sendo então levado para a fábrica de Abingdon (para onde a MG entretanto se mudara) e restaurado para ser usado como veículo de promoção.

Num dos vários restauros a que foi submetido ao longo dos seus quase 100 anos de vida, o Number One deixou de ter a sua cor cinza, original, para o vermelho cereja que ainda hoje apresenta.

Utilizado em diverso material publicitário da MG, foi exibido em diversas ocasiões, na Grã-Bretanha e no exterior, nomeadamente quando foi enviado para os EUA para participar das comemorações do 50º aniversário da MG.

Hoje faz parte da British Motor Industry Heritage Trust Collection, em Gaydon, onde geralmente está em exibição permanente. É mantido em pleno funcionamento e, de facto, ao longo da sua vida, muitos jornalistas, historiadores e entusiastas privilegiados foram autorizados a conduzi-lo para avaliar os méritos do primeiro dos incontáveis MG desportivos que foram fabricados ao longo de um século. 

The Old Number One faz hoje 99 anos The Old Number One faz hoje 99 anos Reviewed by Auto Vintage on 27.3.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.