Estoril: esteia a vencer de Bruno Santos


Piloto do Porsche 911 3.0 RS preparado pela Garagem Aurora venceu a corrida do Iberian Historic Endurance.


Foi uma corrida longa, de quase uma hora, mas acabou, pela entrada do “Safety-Car” a sete minutos do fim, por terminar ao sprint. Indiferente a essa pressão extra, Bruno Santos, com um dos Porsche 911 3.0 RR preparados pela Garagem Aurora, conseguiu a sua primeira vitória.

Coube ao Iberian Historic Endurance encerrar o fim-de-semana de enorme sucesso do Estoril Classics 2023. E que excelente forma de terminar…

Com uma grelha de 44 carros (havia lista de espera para participar…), nos treinos o melhor tempo e a consequente “pole” foi garantida pelo Merlyn Mk4 de Carlos Barbot e Pedro Matos, que acabou por dividir a primeira linha com o Porsche preto de Bruno Santos, enquanto que os Ford GT40 de Paulo Lima e de Christian Oldenhorff compunham da segunda linha e os 911 3.0 RS, também saídos da Aurora, de Pedro Bastos Rezende e Cláudio Vieira, a terceira.
A primeira parte da corrida proporcionou vários pontos de interesse e quatro diferentes líderes até à paragem obrigatória nas boxes. No arranque, os dois primeiros da grelha de partida foram superados pelos dois Ford GT40.

Paulo Lima assumiu a liderança nos primeiros momentos, mas acabou por ser ultrapassado por Bruno Santos. Contudo, o Porsche também não ficaria durante muito tempo no topo da classificação, pois o alemão Christian Oldenhorff, que trocou o seu Alfa Romeo GTAm por o ainda mais potente Ford GT40, chamava a si a liderança da corrida.
A paragem obrigatória nas boxes voltou a baralhar os lugares cimeiros, com os Porsche de Bruno Santos, Pedro Bastos Rezende e Cláudio Vieira, por esta ordem, a assumirem as três primeiras posições da corrida. Ligeiramente mais atrás, os dois GT40 de Paulo Lima e Christian Oldenhorff travaram uma luta empolgante com o Merlyn MK4 pelo quarto lugar e pela primeira posição da classe GTP & Sportscar.

A sete minutos do fim, porém, uma situação de “Safety-Car” juntou novamente o pelotão, para um “sprint” final de uma volta ao traçado do Estoril.

Bruno Santos não acusou a pressão, destacando-se dos demais, levando o seu Porsche a cruzar a linha de meta na primeira posição, conquistando assim o triunfo absoluto e na classe H-1976.

Pedro Bastos Rezende levou a melhor sobre Cláudio Vieira na luta pelo segundo posto. Na meta, os três Porsche preparados pela Aurora, foram os três primeiros, embora mais tarde Vieira viesse a sofrer uma penalização de 45 segundos, que o “atirou” para nono e permitiu a subida a terceiro da dupla Barbot-Matos.

Deste modo, o Merlyn Mk4 suplantou os dois Ford GT40 nos últimos e emocionantes momentos da corrida, vencendo a classe GTP & Sportscar. Christian Oldenhorff, que ainda apanhou um susto momentos antes da interrupção, efectuando um pião, foi o segundo classificado, ao passo que Paulo Lima foi o terceiro classificado, num fim-de-semana em que demonstrou uma enorme evolução com um carro que ainda está a descobrir.
As corridas do Historic Endurance regressam dentro de duas semanas, integradas no programa do Jerez Historic Festival, no Circuito Ángel Nieto, de 20 a 22 de Outubro.

Foto: Race Ready 

Estoril: esteia a vencer de Bruno Santos Estoril: esteia a vencer de Bruno Santos Reviewed by Auto Vintage on 10.10.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.