Voisin Aerodyne e Ferrari 250 LM consagrados em Amelia Island

Concurso de Elegância elegeu o melhor Clássico e o melhor Desportivo.

Com a conhecida particularidade de atribuir dois títulos de “Best of Show” – um para o melhor Clássico e outro para o melhor Desportivo – o Concurso de Elegância de Amelia Island consagrou este ano um Voisin C25 Aerodyne e um Ferrari 250 LM.

Inscrito pelo casal Peter e Merle Mullin – do Mullin Automotive Museum – o Voisin C25 Aerodyne, que já tinha sido o “Best of Show” em Pebble Beach em 2018, conquistou sem grande surpresa o título mais importante do Concurso, ao qual se apresentaram 260 automóveis.

Automóvel futurista em 1935, o ano em que foi construído, o C25 teve uma produção de 28 unidades. E destas apenas seis foram da versão suprema, a Aerodyne, de que hoje só se conhecem quatro sobreviventes.

No ano em que se celebra o centenário das 24 Horas de Le Mans, foi também sem grande surpresa que se conheceu a vitória, entre os Desportivos, do Ferrari 250 LM, apresentado a concurso pelo Indianapolis Motor Speedway Museum.

Fabricado em 1964, este 250 LM apresentou-se à partida das 24 Horas não como a principal aposta para a vitória – a representação oficial da Ferrari foi feita com os 330 P2 Spyder – mas como um dos carros do ano anterior cedidos à NART (North American Racing Team).

Confiada a condução ao futuro campeão do Mundo de Fórmula 1 Jochen Rindt e ao norte-americano Masten Gregory (o norte-americano Ed Hugus terá feito um turno de condução, mas esse facto não consta do registo oficial), o 250 LM impôs-se, chegando ao final da maratona com cinco voltas de vantagem para outro Ferrari privado, inscrito pelo francês Pierre Dumay.

Tendo também participado, por três vezes, nas 24 Horas de Daytona, este 250 LM, que também correu em Le Mans em 1968 e 1969, tem uma particularidade que ao tempo estava longe de se prever: foi o último Ferrari a vencer em Le Mans.


Foto: Amelia Concours

Voisin Aerodyne e Ferrari 250 LM consagrados em Amelia Island Voisin Aerodyne e Ferrari 250 LM consagrados em Amelia Island Reviewed by Auto Vintage on 6.3.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.