De vencedor nas Mille Miglia a leiloado como “barn find”

Lancia Aurelia B10 com o qual Umberto Maglioli triunfou na categoria de Turismo vai ser vendido… em Inglaterra.

Muito menos divulgados do que os seus congéneres norte-americanos ou franceses, os leilões britânicos apresentam muitas vezes agradáveis surpresas. Um exemplo surge agora, na catálogo da próxima venda da Anglia Cars Auctions, que vai leiloar um Lancia Aurelia B10 italiano, com passado nas Mille Miglia.

Com diversas peças interessantes no catálogo do leilão dos próximos dias 1 e 2 de Abril, quase todas com estimativas relativamente baixas, o Aurelia de 1951, que no ano seguinte participou nas Mille Miglia, está anunciado como tendo um valor estimado entre as 18 e 22 mil libras (equivalentes a entre 20.500 e 25.000 euros).

Com um histórico totalmente comprovado e documentado – a autenticidade começou por ser confirmada por carta, em 1976, pela própria Lancia e, já em 2023, através do UK Alfa Romeo Owners' Club, pelo próprio Centro Storico da Fiat –, este automóvel venceu a categoria de Turismo nas Mille Miglia de 1952 (19º da Geral), tendo sido conduzido por Umberto Maglioli.

Magioli – que no ano seguinte haveria de chegar à Fórmula 1, onde veio a alinhar em 10 grandes prémios –, tinha sido segundo absoluto nas Mille Miglia de 1951 e, como o apoio da própria fábrica da Lancia, optou por este Aurelia B10 para alinhar na edição de 1952.

Pela mão da Lancia, o motor de origem do B10 (com o qual o automóvel se apresenta), de 1.754cc, que debitava 56 cavalos, foi substituído para as Mille Miglia pelo mais potente (70 cavalos) motor do B21, com 1.991cc.

Outras melhorias, que permanecem no automóvel, foram feitas a nível de transmissão, suspensão e de instrumentação, mas, segundo a leiloeira, depois de terminada a prova o automóvel passou a ter apenas utilização de estrada.

É dito, ainda, que foi alvo de alguns trabalhos, ainda em Itália, em 2021, tendo chegado recentemente à Grã-Bretanha, apresentando-se ainda com a sua matrícula de Pádua.

Estando anunciado como “barn find”, de facto não parece ser essa a sua condição – apesar dos trabalhos de restauro de que necessita –, até porque, como se pode ver no vídeo que acompanha estas linhas, mecanicamente encontra-se a trabalhar bastante bem.


Foto: Anglia Cars Auctions

De vencedor nas Mille Miglia a leiloado como “barn find” De vencedor nas Mille Miglia a leiloado como “barn find” Reviewed by Auto Vintage on 17.3.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.