The I.C.E. St. Moritz: um paraíso na neve

Lancia Stratos HF Zero eleito “Best of Show” de entre os 48 automóveis únicos que se apresentaram no lago gelado.

É difícil traduzir em palavras o que foi mais uma edição do peculiar Concurso de Elegância The I.C.E. St, Moritz. Não faltavam automóveis singulares, alguns que ninguém se atreve a atribuir um valor. Como aquele a quem foi entregue o título de “Best of Show”, o Lancia Stratos HF Zero.

Foi mais uma edição de sucesso do The I.C.E. St. Moritz, o Concours d'Elegance Internacional com automóveis de sonho, que decorreu no passado fim-de-semana.

Um evento único, para o qual já despertaram as grandes marcas, como atestam as presenças oficiais de marcas como a Mercedes-Benz, a Maserati e a Lamborghini.

Nas 48 horas passadas no lago gelado, mais de 11.000 pessoas assistiram ao evento, que consagrou o protótipo HF Zero do Lancia Stratos, desenhado por Marcello Gandini para a Bertone.

No espectacular cenário do Lago St. Moritz gelado, apresentaram-se 48 dos melhores automóveis antigos e de corrida – isto para não falar da presença em força dos mais valiosos super-desportivos da actualidade –, que fizeram a história do automóvel e que raramente podem ser vistos nas estradas do dia-a-dia.

Ao longo dos dois dias, o júri constituído por especialistas e personalidades de relevo foi chamado a julgar a história, originalidade, autenticidade e estado de conservação das viaturas, interagindo com cada proprietário e avaliando também a sua dinâmica de condução durante as várias provas. O nível desses carros extraordinários não facilitou o trabalho do júri, que finalmente decretou os vencedores de cada categoria.

Eram cinco as categorias e foram os seguintes os vencedores:

– Open Wheels: Maserati 420M/58 “Eldorado”, de 1958

– Barchettas on the Lake: Ferrari 500 Mondial Series II, de 1955

– Le Mans 100: Ferrari 250 Testarossa “Lucybelle”, de 1958

– Concept Cars & One Offs: Lancia Stratos HF Zero, de 1970

– Queens on Wheels: Bentley S1 Continental Drophead Coupé, de 1958

Como dissemos, de entre todos, o título de “Best of Show” foi atribuído ao Stratos HF Zero, criação de Marcello Gandini, superando forte concorrência, como, por exemplo, o (também) Lancia Sibilo ou o Mercedes C 111.

Nada como ver algumas imagens deste evento único.



Maserati 420M/58 Eldorado



Ferrari 500 Mondial Series II




Bentley S1 Continental Drophead Coupé




A representação do Lamborghini Polo Storico



O Mercedes Museum presente, entre outros, com o C 111



Modelos singulares, de várias décadas




Um cenário único para um Concurso de Elegância



Mais de 11 mil espectadores acompanharam o evento


Fotos: ICE St. Moritz

The I.C.E. St. Moritz: um paraíso na neve The I.C.E. St. Moritz: um paraíso na neve Reviewed by Auto Vintage on 28.2.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.