Quantidade e qualidade nos leilões do Arizona

Barrett-Jackson movimentou quase 200 milhões de dólares, e a Bonhams vendeu um Simplex de 1912 por quase cinco milhões.

No total dos quatro leilões da Semana do Arizona foram movimentados 260 milhões de dólares. A maior parte (190 milhões) foi gerada pela venda da Barrett-Jackson. Na RM/Sotheby’s e na Bonhams contou mais a qualidade do que a quantidade, com um Simplex 50HP Torpedo Tourer, de 1912, a ser arrematado por 4.845.000 dólares.

Um valor tão elevado pago por um automóvel de 111 anos espantou toda a gente, incluindo a própria leiloeira, que estimava em cerca de metade o valor a pagar pelo Simplex de cinco lugares.

Num conjunto de leilões onde o peso dos modernos e contemporâneos – dos LaFerrari aos Ford GT – foi bastante grande, ainda na Bonhams o segundo mais valioso foi um BMW 507, de 1958, vendido por 2.067.500 dólares, valor em linha com as últimas vendas do modelo germânico.

Quem continua a ser presença constante nos leilões são os Ferrari F40 – actualmente na fronteira temporal entre contemporâneos e Clássicos – com um modelo de 1989 a ser a estrela da venda da Barrett-Jackson, ao ser vendido por 2.750.000 dólares. Isto dias depois de a RM/Sotheby’s, no leilão de que demos notícia há dias (http://www.auto-vintage.net/2023/01/arizona-quando-um-corvette-ultrapassa.html) ter vendido o “seu” F40 por 2.150.000 dólares.

O segundo Clássico mais caro da venda de mais de mil automóveis foi o Shelby Group II Mustang, construído para o piloto Ken Miles, que ficou aquém do que se poderia esperar, tendo sido vendido por 770 mil dólares.

Analisando estes resultados, os analistas da Hagerty – a maior seguradora de Clássicos – afirmam que depois de um ano pós-pandemia errático, parece que a estabilidade está de volta ao mercado.

Verdade ou não, uma coisa é certa: se somarmos o que o Arizona movimentou ao leilão da Mecum em Kissimmee, este ano os leilões nos Estados Unidos já vão num total de 488 milhões de dólares. 


Foto: Bonhams

Quantidade e qualidade nos leilões do Arizona Quantidade e qualidade nos leilões do Arizona Reviewed by Auto Vintage on 1.2.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.