Arizona: quando um Corvette ultrapassa os três milhões

Entre os Clássicos leiloados pela RM/Sotheby’s, só um Lamborghini Miura P400 e um Ferrari 275 GTB/4 foram mais caros do que o Stingray ZL-1 de 1969.


O leilão deste ano da RM/Sotheby’s no Arizona acabou por confirmar quase tudo o que se previa. O Lamborghini Miura P400 SV e o Ferrari 275 GTB/4 foram os mais valiosos entre os Clássicos do catálogo. Surpreendente (ou talvez não…) foi o facto de o Corvette Stingray ZL-1 ter sido o terceiro mais caro, ultrapassando os três milhões de dólares.

Depois do contemporâneo (2014) LaFerrari, vendido por quatro milhões de dólares, os Clássicos venderam bem no leilão do Arizona, com 81 dos 88 automóveis em catálogo a encontrarem comprador.

Os 3.580.000 dólares pagos pelo Lamborghini Miura P400 SV, de 1971, e os 3.360.000 oferecidos pelo Ferrari 275 GTB/4, de 1967, corresponderam às previsões. E, em boa verdade, o Corvette milionário também não foi uma surpresa.

Na realidade este Chevrolet de 1969 não é um modelo qualquer. É único.

Naquele ano, o fabricante norte-americano decidiu oferecer aos seus clientes a possibilidade de terem um Stingray dotado do motor RPO ZL-1, nada menos do que uma versão do motor V8 de competição, em alumínio, com 560 cavalos e autorização para ser utilizado num automóvel de estrada.

A Chevrolet fabricou duas unidades, um coupé e outro cabrio, o que agora foi vendido.

Com um preço proibitivo – cerca do dobro do modelo normal – o Corvette Stingray ZL-1 só encontrou um comprador, John W. Maher, de Leechburg, na Pennsylvania, que foi o primeiro proprietário deste modelo único.

Tendo utilizado o singular Corvette em competição – principalmente em provas de rampa, coleccionando triunfos – John Maher guardou o automóvel durante 39 anos, vendendo-o em 2007, após o que foi alvo de um restauro completo, que lhe respeitou a cor original, Monaco Orange.

Ainda hoje o Corvette Stingray ZL-1 é considerado pela Chevrolet como um marco na história da marca, o que faz com que toda a sua vida esteja documentada nos arquivos do fabricante.


Foto: RM/Sotheby’s 

Arizona: quando um Corvette ultrapassa os três milhões Arizona: quando um Corvette ultrapassa os três milhões Reviewed by Auto Vintage on 27.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.