Pf200: um Lancia Aurelia avançado para o seu tempo

Primeira unidade de sete fabricadas pela Carrozzeria Pinin Farina será leiloada em Paris.


Durante quase toda a década de 50, o Aurelia foi o modelo-almirante da Lancia. Em 1952, Battista Pinin Farina chocou o mundo o apresentar a sua versão, o Pf200. Esse mesmo automóvel vai a leilão daqui a um mês, pela mão da Bonhams, em Paris.

Anos antes de ser chamado, pela marca, a dar forma ao Aurelia B24 Spider, Battista Pinin Farina decidiu criar a sua versão do modelo de topo da Lancia.

Enveredando pela linha Jet Age, tão em moda entre os designers ao longo da década de 50, Pinin Farina, tendo por base o chassis e a mecânica do Aurelia B52, apresentou no Salão de Turin de 1952 um automóvel que cortava com tudo o que se conhecia.

O Lancia Aurelia Pf200 apresentou-se como um automóvel com manifesta influência da Aeronáutica da época, com uma carroçaria pensada com a aerodinâmica em primeiro lugar, afunilada em direcção à traseira, com as laterais o mais lisas possível.

Este primeiro modelo – que é o mesmo que vai a leilão aquando da próxima Retromobile – apresenta-se como descapotável, sendo que das restantes seis unidades que vieram a ser construídas (à mão) umas eram abertas (três no total) e outras fechadas (quatro).

O exemplar agora em catálogo veio a ter como primeiro proprietário o actor italiano Renato Rascel, que o manteve por meia dúzia de anos. Depois, foi vendido, várias vezes, entre 1958 e 1961, tendo posteriormente ficado na mesma garagem durante 13 anos.

Em 1974, o actual proprietário – coleccionador de Automóveis Antigos e antigo piloto de aviões, o que lhe fez despertar a paixão pelos modelo Jet Age – encontrou o Aurelia de Pinin Farina abandonado, repartido por peças.

Com a colaboração do restaurador Giancarlo Cappa e ao longo de 10 anos,  Pf200 foi então totalmente reconstruído, passando a ser a peça central da sala de estar do novo proprietário, que, apesar de sair regularmente com o automóvel, afirmava que “o Pf200 é uma obra de arte que, quando não está a rodar na estrada, deve ser admirada”.

Numa das periódicas saídas para a estrada o motor do Pf200 cedeu, sendo substituído por uma unidade idêntica, desconhecendo-se o paradeiro da original.

Apesar desse “pecado”, o Lancia Aurelia Pf200 está avaliado em cerca de um milhão de euros, valor que a Bonhams espera conseguir no seu leilão de Paris.

Um dos outros dois Pf200 abertos fabricados – o que foi construído para ser exibido no Salão de Genebra de 1953 – foi vendido por duas vezes na última década: primeiro, em 2014, por 1.100.000 dólares; depois, em 2017, por 1.248.500 dólares.


Foto: Bonhams 

Pf200: um Lancia Aurelia avançado para o seu tempo Pf200: um Lancia Aurelia avançado para o seu tempo Reviewed by Auto Vintage on 4.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.