Osca 1600 GT Zagato: o último dos Maserati

Pequeno desportivo foi a derradeira criação dos irmãos de Bolonha.

Os irmãos Maserati criaram a marca que ainda hoje apresenta o seu nome em 1914. Venderam-na em 1937 e dez anos depois criaram outra marca, a Osca, que também acabaram por vender. Há 60 anos assinaram a sua última criação, o Osca 1600 GT, carroçado pela Zagato.

Já sem Alfieri (falecido em 1932) e sem Mario (que passara a dedicar-se à pintura), três dos irmãos Maserati – Bindo, Ettore e Ernesto – deixaram a empresa que ainda hoje apresenta o seu apelido.

Em 1937, o trio dos irmãos Maserati venderam a marca que existe até hoje ao produtor de aço Adolfo Orsi. No termos do contrato que assinaram, durante uma década os irmão de Bolonha mantiveram-se com consultores da marca cuja sede, entretanto, tinha mudado para Modena.

Terminando o impedimento contratual, Bindo, Ettore e Ernesto Maserati, fundaram, novamente em Bolonha, a “Officine Speciallizzate Construzione Automobilli - Fratelli Maserati di Bologna”, ou simplesmente OSCA, posteriormente denominada Osca.

Uma habilidade – em particular a parte dos “Fratelli Maserati di Bologna” – para contornar o contrato com Orsi, que os impedia de criar uma nova Maserati.

Voltando a dar liberdade ao seu espírito criativo, os irmão Maserati criaram vários modelos, entre 1948 e 1963, ano em que, em certo sentido, repetiram o que já tinham feito em 1937: vendaram a Osca, desta feita a conde Domenico Agusta, proprietário da MV Agusta.

Antes da venda final (a Osca só sobreviveria por mais quatro anos, fechando as suas portas em 1967), os irmãos Maserati criaram um último modelo, o desportivo 1600 GT, com carroçaria Zagato, do qual foram fabricadas 98 unidades.

Um dos últimos a ter sido construído (o chassis nº 94) vai ser leiloado em Paris, pela RM/Sotheby’s, no início do próximo mês, tendo um valor estimado entre os 380 e os 450 mil euros.


Foto: RM/Sotheby’s

Osca 1600 GT Zagato: o último dos Maserati Osca 1600 GT Zagato: o último dos Maserati Reviewed by Auto Vintage on 9.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.