Como eram e onde estão os originais 911 do Safari

Os Porsche de Rali dos anos 70 – agora evocados com decorações para o novo 911 Dakar – foram recuperados e continuam a circular.


O recente lançamento do Porsche 911 Dakar e, principalmente, a comercialização pela marca de decorações evocativas dos modelos que disputaram o Safari nos anos 70 levaram-nos à procura dos automóveis originais. Todos foram recuperados e estão a circular.

Segundo as informações difundidas pelos serviços de Imprensa da marca (com alguns detalhes menos exactos, diga-se), para homenagear as participações no East African Safari dos anos 70, a Porsche Exclusive Manufaktur criou três conjuntos de películas decorativas que evocam os 911 que correram no Quénia em 1971, 1974 e 1978.

Adaptadas ao novíssimo modelo da Porsche e estilizadas ao gosto actual, como se pode ver pelas imagens que hoje publicamos são muitas as diferenças entre as decorações dos anos relembrados e a proposta actual (que tem custos que vão dos €4.305 aos €6.150).

Mas, o que nos importa aqui são os modelos originais. Como eram e como estão.

Começando pelo mais antigo, o nº 19 do Safari de 1971 – na imagem que antecede estas linhas, na forma em que se encontra actualmente – é o automóvel que foi tripulado pela dupla polaca Sobieslaw Zasada-Marian Bien e que terminou a prova na quinta posição.

Trata-se de um 911 ST, movido por um motor de 2.492cc, que debitava 265 cavalos – um dos três automóveis então inscrito pela Porsche KG – que no ano seguinte voltou a correr no Quénia, como privado e de novo com Zasada ao volante, terminando na segunda posição.

De todos os automóveis agora recordados, foi aquele que teve uma vida mais atribulada.

Vendido pela marca ao piloto-ensaiador Jurgen Barth, este, pouco tempo depois, cedeu-o ao piloto norte-americano John Buffum, que com ele correu até 1976.

A carreira em competição prolongou-se por mais uns anos, com Boh Hourihan ao volante, em corridas… no gelo.

Esta última fase da vida do 911 ST fez com que o carro chegasse à Gunnar Racing, no sul da California – onde foi totalmente restaurado – em muito mau estado.

Totalmente reconstruído, recuperando a forma em que se encontrava em 1971, foi entregue a Don Ahearn, de Kismet (Nova Iorque), que em 2015 participou com ele no Concurso de Elegância de Amelia Island, recebendo o prémio para o melhor automóvel de Rali.

Acidentada também foi a vida do 911 do Safari de 1974, que também alinhou com o nº 19, tendo como equipa Björn Waldegaard-Hans Thorzelius, que terminaram na segunda posição.

Um dos dois 911 Carrera RS 2.7 da Porsche (embora na lista de inscritos surgisse apenas como “911”), tendo como matrícula a chapa AR 7910 H, tinha como “irmão”, no Safari, o AR 7909 H, confiado à dupla Edgar Herrmann-Hans Schüller.

Ambos os automóveis já tinham participado (e desistido) em 1973, sendo que Waldegaard, trocou de carro de um ano para o outro.

Terminada a prova, o “09”, acidentado, ficou no Quénia, onde competiu até ser abandonado. O “10” regressou à Alemanha, sendo vendido a um privado, que em 1977 participou (e venceu) numa prova-maratona denominada Tour d’Europe, que até teve passagem por Portugal.

Comprado e restaurado pelo alemão Uwe Kurzenberger – que mais tarde foi ao Quénia resgatar o “09”, que aparece regularmente em eventos de Clássicos – já propriedade do alemão, o Porsche com o nº 19 voltou às mãos de Björn Waldegaard na edição de 2012 do Eifel Rallye.

Muito mais “pacífica” é a história dos 911 do Safari de 1978, dois SC 3.0 de Grupo 4, que foram inscritos em nome da Martini Racing, para as equipas Björn Waldegaard-Hans Thorszelius (nº 5) e Vic Preston Jr.-John Lyall (nº 14), que terminaram a prova, respectivamente, em quarto e segundo.

Na evocação agora produzida pela Porsche Exclusive Manufaktur o automóvel lembrado é o que foi conduzido por Vic Preston Jr., automóvel que tal como o seu “irmão” se encontra à guarda do Porsche Museum, em Estugarda.

Apesar da sua morada, não se pense que são apenas peças estáticas de museu. Ainda em Novembro passado foram até ao Dubai, para participar no evento Icons of Porsche.



Sobieslaw Zasada-Marian Bien no Safari de 1971




Björn Waldegaard-Hans Thorzelius no Safari de 1974



Björn Waldegaard no Eifel Rallye de 2012




Vic Preston Jr. (nº 14) e Björn Waldegaard (nº 5) no Safari de 1978




O 911 3.0 SC de Vic Preston Jr. no Porsche Museum




As propostas da Porsche Exclusive Manufaktur para decoração do novo 911 Dakar



Fotos: Arquivo Auto Vintage e Porsche Newsroom 

Como eram e onde estão os originais 911 do Safari Como eram e onde estão os originais 911 do Safari Reviewed by Auto Vintage on 13.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.