Iberian Historic Endurance já tem calendário para 2023

Sete provas: três em Portugal e quatro em circuitos europeus míticos.


O Iberian Historic Endurance terá em 2023 a sua 11ª época e o respectivo calendário acaba de ser apresentado. A competição promovida pela Race Ready irá apostar na continuidade, mantendo a regulamentação técnica e desportivo e o mesmo número de provas (sete), embora com a novidade da visita aos dois circuitos mais carismáticos de Espanha, Jarama e Jerez.

Depois do Estoril Exclusive Test, no Autódromo do Estoril, no mês de Março (18 e 19), a primeira prova do ano está agendada para o fim-de-semana de 7 e 8 de Maio, tendo como palco o Autódromo Internacional do Algarve.

Duas semanas depois a competição tem continuidade com o clássico Grand Prix de Pau Historique, que antecede a primeira prova em Espanha, a corrida integrada no programa do Supercars en Jarama, a 10 e 11 de Junho.

Um mês depois da ida até ao circuito dos arredores da da capital espanhola o Historic Endurance volta ao mais mítico dos circuitos do calendário, Spa-Francorchamps, para mais uma edição das 3 Horas de Spa, nas quais são esperados sete dezenas de carros, que alinharão no “le plus beau Circuit du Monde” para esta “mini-maratona” incluída no programa do Spa Summer Classic.

Depois da habitual paragem de Verão, a competição regressa a Portugal, a 7 e 8 de Outubro, para a corrida integrada no programa do Estoril Classics, que antecede em duas semanas o Jerez Historic Festival.

A temporada encerra, como habitualmente, com os 250Km do Estoril, que em 2023 tem lugar a 25 e 26 de Novembro.

Mantendo a mesma estrutura de classes – Gentleman Drivers Spirit (GDS), H.1965, H1971, H-1976 e  GTP & Sports Cars – no próximo ano haverá uma aposta no 1000km Trophy e no Index of Performance. 

O 1000km Trophy pretende valorizar a equipa mais consistente ao longo da época, premiando o binómio carro/piloto que participa em mais corridas e que mais quilómetros percorre ao longo da época.

Já o vencedor do Index of Performance de cada prova não tem de ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez, mas sim o melhor classificado após um cálculo com base num coeficiente aplicado a cada modelo, valorizando os automóveis mais antigos e de menor cilindrada.

Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, “este ano, que vai ser bastante especial para nós. Teremos um regresso às origens e aos circuitos mais populares em Espanha, após um ano de ausência, onde fomos experimentar novos traçados e desafios. Em 2023, vamos continuar a apostar nesta fórmula, que é sinónimo de vitalidade e sucesso”.


Foto: Race Ready 

Iberian Historic Endurance já tem calendário para 2023 Iberian Historic Endurance já tem calendário para 2023 Reviewed by Auto Vintage on 19.12.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.